A decisão do Tribunal de Justiça da Bahia de construir o novo fórum de Itabuna em um local de difícil acesso e perigoso vem recebendo críticas de advogados, sindicatos, entidades de classe e até de juízes.
Os debates estão acontecendo principalmente nas redes sociais. Entre os que comentaram a construção no Loteamento N, S. das Graças estão o advogado Jorge Nobre e o juiz da 4ª Vara Cível de Itabuna, Valdir Viana.
Para o advogado, a construção do fórum no local de difícil acesso significará um retrocesso para Itabuna e é uma falta de respeito. Já o magistrado opina pela necessidade de um diálogo com a comunidade jurídica local.
Também, via redes sociais, centenas de cidadãos comuns fizeram duras críticas sobre o local escolhido, que é deserto e de difícil acesso, além de próximo do terreno onde bandidos “desovam” suas vítimas.
O terreno fica perto do Hospital de Base e pertencia ao ex-prefeito de Itabuna Fernando Gomes. Em 2008, ele doou o terreno na esperança de que o Forum finalmente “desencalhe” os outros terrenos do loteamento.
O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Mário Alberto Hirs, estará em Itabuna nesta quinta-feira para fazer o lançamento da pedra fundamental. Será o terceiro evento desse tipo.
Fonte: A Região