Itabuna: Hospital faz 1ª captação de múltiplos órgãos em 10 anos

O Hospital Calixto Midlej Filho realizou a primeira captação de múltiplos órgãos dos últimos dez anos, no último dia 1º de maio. A captação foi confirmada na quarta, 8, pela assessoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

A família de D.J.S., 52 anos, autorizou a doação dos rins e fígado. Segundo a enfermeira coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), Jaqueline Céo, os órgãos doados passaram por testes de compatibilidade e beneficiaram três pacientes que aguardavam na fila de transplantes.

Céo reforça que todo o trabalho envolveu vários profissionais e foi possível a partir da solidariedade da família do doador. Segundo ela, foram realizados dois exames clínicos com avaliações de médico intensivista e um neurologista, além de exame de imagem comprovando a morte cerebral.

A autorização da família ocorreu em entrevista após conclusão do Protocolo de Morte Encefálica. “Agradecemos muito a mais esta família que se sensibilizou com a importância da doação deórgãos como ato de solidariedade e uma chance de ajudar a salvar vidas”, disse a enfermeira.

 

 

Fonte: Pimenta

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui