Itabuna foi o município que mais tirou trabalhadores da informalidade e registrou novos microempreendedores individuais (MEI) em 2015, na lista dos 26 municípios que compõem o Território Litoral Sul. A cidade foi oficialmente confirmada pelo Sebrae como a capital do empreendedorismo na região sul do Estado.
Pelo Portal do Empreendedor, via internet, Itabuna acumulou um crescimento de 28,5% no número de formalizações em relação a 2014. Somado ao número de trabalhadores que se formalizou através da Sala do Empreendedor, no Centro Administrativo Firmino Alves, o aumento atingiu a marca de 45% em relação ao ano anterior.
O principal fator para o crescimento dos MEI – e a consequente liderança regional – é atribuído às iniciativas da Prefeitura como, por exemplo, o “Mutirão nos Bairros”. Durante o ano passado técnicos da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo visitaram trabalhadores que viviam na informalidade em bairros populares. Nos locais, apresentavam vantagens da formalização e incentivavam a inscrição comercial no perfil de Microempreendedores Individuais, setor que mais gera emprego e renda na economia nacional.
“A Sala Itinerante que resulta nos mutirões não é apenas uma iniciativa para aumentar o número de pessoas nos índices estatísticos de formalizações”, explica o secretário José Humberto Martins. Ele destaca que a parceria com o Sebrae permite avanços que fortalecem o pequeno negócio.
O Sebrae entra com a capacitação desses empreendedores e a Prefeitura com o apoio para a formalização. Para este ano, o secretário anuncia a utilização de uma van personalizada que irá percorrer os bairros, oferecendo serviços e facilitando a vida de quem já é MEI com a emissão de documentos e boletos.
Parceria
Segundo o gerente-adjunto da Unidade Regional do Sebrae, Michel Lima, o crescimento em Itabuna é analisado de forma positiva, tendo em vista as ações de fomento à formalização efetuadas pela instituição e a Prefeitura. Dados coletados junto ao Sebrae e a Sala do Empreendedor revelam que o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios e os setores de cabeleireiros, ambulantes e taxistas foram os que mais cresceram.
No município, a maior parte dos MEI é formada por homens (54,17%), com idade entre 31 e 40 anos. Até o dia 14 de dezembro, quando foi realizado o mais recente levantamento de dados pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Itabuna registrava 6.632 microempreendedores individuais em atividade ante 3.884 registrados em 2014.
Novo perfil
Aos 55 anos, o taxista Wilson da Silva Nery sempre trabalhou na informalidade. Diarista em um veículo de aluguel de um amigo, ele é remunerado de acordo com o movimento da praça, vivendo de comissões. Em junho de 2015, Wilson resolveu tomar uma decisão para mudar sua realidade. Procurou a Sala do Empreendedor e se formalizou.
Agora como Microempreendedor Individual (MEI) diz que está mais tranquilo. “A idade chega. Preciso ter algumas garantias como, por exemplo, a segurança de poder contar com a Previdência Social, caso necessite”, reconhece.
Acima da média
De acordo com levantamento realizado pela Unidade Regional Ilhéus do Sebrae em todos os 26 municípios que compõem o Território Litoral Sul foi registrado um crescimento médio de 18,81% em 2015, tendo como referência o ano anterior. O total de formalizados pulou de 16.104 para 19.834 microempreendedores. Além de Itabuna, os municípios que mais se destacaram nos índices de formalizações foram Santa Luzia, Mascote, São José da Vitória, Uruçuca e Ilhéus.
Reconhecido como um dos prefeitos mais empreendedores da Bahia, Claudevane Leite valoriza a força do pequeno negócio na movimentação da economia local. O município mantém parceria com a agricultura familiar, sendo o maior comprador da produção agrícola local pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Na área comercial, a Prefeitura de Itabuna promoveu a requalificação do maior trecho do Calçadão da Rui Barbosa valorizando o mix de lojas, a maioria de microempreendedores individuais como Pedro Jozino dos Santos Neto, que comemorou as boas vendas desde que a obra foi entregue.
Dentre as iniciativas confirmadas pelo prefeito de Itabuna para serem entregues neste ano está à construção do Shopping Popular, um espaço para abrigar ambulantes e ações de empreendedorismo. A obra, que foi paralisada ano passado será retomada ainda no primeiro semestre deste ano.
Ascom da prefeitura