Itabuna: Conselho convoca população da zona oeste para 2ª plenária da saúde

Itabuna: Conselho convoca população da zona oeste para 2ª plenária da saúdeO Conselho Municipal de Saúde – CMS reúne nesta sexta-feira, entre as 13h30min e 17 horas, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no Lomanto, moradores dos bairros Lomanto, Santa Catarina, Odilon, Nova Itabuna, Campo Formoso, Morumbi, Maria Matos (Rua de Palha), Urbis IV, Ferradas e Nova Ferradas, na zona oeste, para a pré-conferência do Módulo II destinada à discussão de metas e eleição de delegados à Conferência Municipal de Saúde, que ocorrerá nos dias 9 e 10 de julho em Itabuna. Neste ano a temática definida pelo Conselho Nacional de Saúde é “Saúde Publica de qualidade para cuidar das pessoas, direito do povo brasileiro”.

Há uma semana foram estabelecidas metas na plenária do Modulo I e escolhidos 12 delegados no auditório do colégio Ciso.“Entre as propostas apresentadas estão sugestões como a ampliação em 70% no número de equipes do Programa Saúde da Família e a consolidação das existentes, garantindo a melhoria da infraestrutura, recursos, materiais e recursos humanos; a ampliação da oferta de vagas nos serviços de alta e média complexidade, bem como especialidades, conforme demanda suprimida e fortalecimento do controle social, através de ações de educação popular em saúde”, pontuou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Josivaldo Gonçalves.

As propostas recolhidas no Módulo I envolveram moradores dos bairros Califórnia, Fátima, Vila das Dores, João Soares, Parque Boa Vista, Parque Verde, Paraíso, Nova Califórnia, Antique e Santa Inês.Durante toda a tarde de sexta-feira passada, dia 22, eles discutiram e apresentaram propostas e sugestões para a melhoria do funcionamento do sistema municipal de saúde. Também reconheceram os avanços na reforma de unidades básicas de saúde pela Prefeitura e a recuperação do Hospital de Base.

Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro João Soares Cosme Oliveira Rocha, a melhor forma de se construir um plano de saúde que possas sanar os problemas da comunidade é por meio de audiências públicas como as pré-conferências do Conselho Municipal de Saúde. “As pessoas só reclamam, mas deveriam participar mais ativamente de atividades como estas, pois aqui damos sugestões de melhorias para que depois possamos cobrar. E quem conhece a realidade são os integrantes da comunidade que diariamente precisam dos serviços e podem apontar melhorias e os pontos positivos que estão dando resultado”, opinou.

Podem participar das pré-conferências a sociedade civil organizada, através de representantes dos módulos, trabalhadores em saúde, gestores, prestadores de serviço e usuários do sistema de municipal de saúde. Nestes encontros são discutidos temas como Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade e Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; participação social, financiamento do SUS e Relação Público-Privado e Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde, Reformas Democráticas e Populares do Estado. Além das discussões sobre os temas também ocorrerá à eleição para delegados à Conferência Municipal de Saúde.

No dia 3 de junho, no Colégio Josué Brandão, em frente ao Instituto de Cultura Espírita de Itabuna – ICEI, será a vez dos representantes do Módulo III, enquanto no dia 11 a pré-conferência reunirá representantes do Módulo IV, na Usemi, bairro São Caetano.

 

 
Ascom da Prefeitura de Itabuna

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui