Na próxima semana um grupo de pessoas atendidas pelo Centro POP, inaugurado pelo prefeito Claudevane Leite, no dia 28 de julho, iniciará aulas de alfabetização, que serão ministradas por uma pedagoga. Até o momento 15 moradores de rua já foram inscritos e as aulas acontecerão no período da tarde na própria unidade que diariamente atende em média 30 moradores de rua através de uma equipe multidisciplinar composta por um psicólogo, dois assistentes sociais, quatro técnicos, dois educadores sociais e um advogado.
O Centro POP foi implantado com o propósito de dar assistência e acolhimento e garantir serviços públicos a moradores de rua. Um exemplo é o ex-morador de rua Agnaldo Nascimento da Silva, que morou nas ruas por mais de seis anos e, além dos documentos, passou a ter um endereço fixo, no bairro Mangabinha. Agnaldo esperava para ter direito ao Beneficio de Prestação Continuada (BPC), porque possui uma deficiência. Graças ao trabalho da equipe do Centro POP, encaminhou o problema dele aos órgãos competentes e Agnaldo passou a receber o beneficio e, com o dinheiro, já alugou um cantinho para viver. Ele também está cadastrado no programa Minha Casa, Minha Vida.
Outro caso é o do carregador Edvaldo Gomes Bento, de 47 anos, ainda morador de rua. Ele não tinha documentos e era tratado como se não fosse um cidadão. Hoje ele tem Certidão de Nascimento, Carteira de identidade, CPF, Cartão SUS e título de eleitor. São documentos básicos, mas ele os havia perdido após passar a viver como morador de rua. “Aqui me devolveram a dignidade perdida. Aqui sou chamado pelo meu nome, temos os nossos direitos respeitados. Tenho agora os documentos que todo o cidadão tem por direito. A equipe nos ouve, nos trata muito bem e para nós isso é muito satisfatório”, disse Edvaldo.
Como Edvaldo e Agnaldo, desde que o Centro POP começou a funcionar, na praça Santo Antônio, no centro da cidade, outras 211 pessoas já possuem certidão de nascimento, registro de identidade, CPF e título de eleitor fornecidos pelo serviço da Secretaria da Assistência Social.
Doações
O coordenador do Centro POP, Ansielmo Prates Santana, diz que. diariamente são oferecidos café da manhã, banho matinal e roupas para os moradores de rua que são assistidos pelo Centro. Além disso, palestras motivacionais são realizadas com os grupos e um dos pontos mais frisados é exatamente a questão da higiene pessoal. Ansielmo explica que o Centro POP aceita doações de roupas e material de higiene pessoal, já que diariamente passam por ali homens, mulheres e crianças em grande rotatividade.
“Esse material é para o uso pessoal deles. Muitos chegam para o banho sem um sabonete, uma pasta de dente e até roupa limpa. Após o banho e a troca de roupa, oferecemos um café da manhã. Esse atendimento é de segunda a sexta-feira. As doações podem ser entregues aqui mesmo”, conclui.
Fonte: Ascom da prefeitura