Itabuna: Centro de Zoonoses já fez mais de 1.700 castrações de cães e gatos

O Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, da Secretaria Municipal de Saúde já realizou 1.767 castrações gratuitas de cães e gatos desde o ano passado, quando a Prefeitura de Itabuna promoveu a recuperação de suas instalações, reforçou seu quadro de profissionais e dotou a unidade dos equipamentos necessários à prestação de serviços à população. Hoje, o CCZ desenvolve políticas de controle da população canina e felina visando, inclusive, a contenção de vetores de doença (epizootias).

A castração é recomendada para controlar o excesso populacional de cães e gatos abandonados, já que essas populações desassistidas podem contribuir para o surgimento de enfermidades contagiosas, com ataques a um grande número de animais ao mesmo tempo e na mesma região em que se propaga. O procedimento médico-veterinário é feito na sede CCZ, no bairro Antique, em sala especial equipada com todos os aparatos cirúrgicos.

Segundo o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Waldemar Oliveira D’Afonseca, a cirurgia de castração é simples e é executada apenas por veterinários habilitados. “Os benefícios são inúmeros, seja para a redução de riscos de contrair doenças nas vias uterinas, a exemplo do câncer de órgãos genitais, seja para o controle do descomedimento populacional de animais abandonados e maltratados nas ruas de Itabuna”, destaca Waldemar.

O diretor ainda completa que muitos dos animais que vivem nas ruas passam fome, adoecem repetidamente e são as maiores vitimas de maus tratos. Além da castração, o CCZ trabalha com a imunização dos animais contra a raiva, através de campanhas de vacinação, realiza exames de leishmaniose em cães, dentre outros agravos na saúde dos animais.

O atendimento e serviços veterinários direcionados aos animais domésticos pelo CCZ são gratuitos, para as pessoas que não têm condições de arcar com vacinas de rotina e tratamentos necessários. Para maiores informações as pessoas interessadas no atendimento de animais domésticos podem agendar pelo telefone (73) 3212-3439.

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui