Itabuna: Casos de dengue caem 44,35% nos sete primeiros meses do ano

Itabuna: Casos de dengue caem 44,35% nos sete primeiros meses do ano
Agentes de endemias atuam na eliminação de focos de larvas do mosquito da dengue – Foto Gabriel de Oliveira

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou hoje os números da dengue em Itabuna relativos aos sete primeiros meses deste ano. Comparando com o ano passado, a queda nos casos foi de 44,35%. Em 2013, foram notificados 2.214 casos da doença, enquanto este ano chegaram a 982. Julho foi o mês com menos registros, 42, e abril o que teve mais casos de dengue: 321. Segundo a Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, a queda na quantidade de casos de dengue no município vem se registrando a partir de modificações no controle e combate da doença.

No período mais crítico, a Prefeitura instalou na unidade de saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp) uma Unidade de Referência da Dengue, mas a redução dos casos determinou o encerramento das atividades no local, devido à baixa procura por atendimento. A orientação da Secretaria de Saúde é de que diante de sintomas da dengue, os pacientes procurem as unidades de saúde dos bairros e, em casos mais graves, os hospitais da cidade. Caso seja necessário a unidade será reaberta, informa a diretora de Vigilância em Saúde, Larissa Pimentel.

COMBATE CONTINUA NOS BAIRROS

No trabalho de controle e combate a larvas e ao mosquito Aedes aegypti as equipes de agentes de endemias mantêm as visitas domiciliares como principal meio para destruir os focos. A população deve seguir as orientações dos agentes e fazer a vedação com telas de recipientes externos para coleta e armazenamento de água, eliminar criadouros do mosquito dentro de casa e solicitar que os agentes eliminem possíveis criadouros.

O coordenador de Combate às Endemias, Renato Freitas, lembrou a importância de a população manter esses cuidados, visto que o município enfrenta períodos de chuva intercalados com altas temperaturas. Renato reforça que os agentes precisam ter acesso às residências e os moradores devem tirar todas as dúvidas durante a visita. A população pode ainda entrar em contato com a coordenação pelo telefone (73) 3612-8324, para marcar visita com o agente de endemias e denunciar focos do mosquito.

________________

Prefeitura de Itabuna

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui