Itabuna: Campanha de vacinação contra paralisia infantil até dia 12

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Itabuna prorrogou para até o próximo dia 12 a Campanha de Vacinação Contra a paralisia infantil (poliomielite), sarampo e tríplice viral. A recomendação é que os pais ou responsáveis levem as crianças a uma unidade de saúde mais próxima de casa, a partir das 7 horas da manhã, de segunda a sexta-feira, para garantir a imunização contra essas doenças.

Devem ser imunizadas contra a paralisia infantil crianças com idade entre seis meses e 4 anos 11 meses e 29 dias. Já a vacina tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) é destinada às crianças com idade entre um ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias. “Essas vacinas são importantes para que as crianças fiquem imunes a essas doenças”, afirma a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Gracilene Dias.

Em Itabuna foram imunizadas 7.078 (53,9%) crianças contra a paralisia infantil, embora a vacinação tenha começado no dia 8 de novembro, com ampla divulgação e realização de dias “D” mobilizando o pessoal técnico das unidades básicas de saúde e grupos de voluntários. O maior número de vacinações ocorreu entre crianças com dois anos de idade. Foram imunizadas 1.829 (65,84%) do público alvo.

A meta geral para o município é para vacinação de 13.332 crianças contra a paralisia infantil. Já a vacina tríplice viral foi aplicada em 4.907 (41.85%) crianças, mas a meta é de imunizar 11.026 meninos e meninas com menos de cinco anos de idade.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) somente 63 dos 417 municípios no estado atingiram a meta de 95% de cobertura vacinal contra paralisia infantil, com a imunização de 682 mil crianças. Já a vacina tríplice viral foi aplicada em 461 mil crianças, o que representa 53,64% da meta prevista pelo Ministério da Saúde.

_________________

Prefeitura de Itabuna

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui