Itabuna: Câmara entrega Comenda Otaciana Pinto neste domingo

A Câmara de Vereadores de Itabuna fará no próximo domingo (8), a entrega da Comenda Otaciana Pinto, cerimônia que presta homenagem a 21 mulheres de destaque na comunidade. A honraria é uma referência à mulher que entrou para a história da cidade pela maneira como dedicou sua vida a servir ao próximo.

Professora e parteira, Otaciana Pinto, nascida em 1883, reunia as habilidades de ajudar mulheres a dar à luz e de levar a luz do conhecimento às crianças. Era um período no qual o acesso tanto à escola quanto às maternidades ainda era algo bastante restrito, o que evidencia a importância social daquela mulher.

De acordo com registros históricos, Otaciana Pinto chegou a lecionar no meio da rua, à sombra das árvores, por falta de salas de aula. A mesma história assinala que, ao longo de 54 anos, ela fez nada menos que 10 mil partos, listados em um livro que hoje é guardado pelos seus descendentes.

A mulher devotada ao próximo empresta seu nome a uma creche do município e ao reconhecimento que a Câmara presta todos os anos a outras tantas mulheres que também se destacam na comunidade local. A edição deste ano da Comenda Otaciana Pinto está programada para as 18 horas do próximo domingo, 8 de março, exatamente o Dia Internacional da Mulher. O local será a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Os nomes das homenageadas foram indicados pelos vereadores e aprovados no último dia 25. “Esse é um evento da maior importância para a nossa sociedade, que procura demonstrar reconhecimento ao papel desempenhado pela mulher nas mais diversas áreas”, afirma o presidente da Câmara, vereador Aldenes Meira (PCdoB).

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui