Itabuna: Ações de Responsabilidade Social alcançaram mais de 600 pessoas

“Estou saindo com a alma muito gratificada pela carinho, atenção e o cuidado com que fui acolhida e atendida aqui na FTC, neste ‘Dia Social’. Esta foi a primeira vez que vim participar e estou muito satisfeita com o que vi. Todas às vezes que a Faculdade promover um evento como este, estarei aqui”. Assim, a aposentada Regina Nunes Porto avaliou as atividades e serviços oferecidos por dezenas de estudantes e professores da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna durante o Dia da Responsabilidade Social, transcorrido no último sábado, 24 de setembro.

Tal como dona Regina, outros mais de 600 itabunenses se deslocaram até o campus da FTC, localizado na Praça José Bastos, área central da cidade, em busca dos 19 serviços e atividades oferecidos, principalmente na área saúde. A iniciativa foi realizada em Itabuna pelo 9º ano consecutivo, fazendo parte da Campanha de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior Particulares, que é implementada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) desde o ano de 2005.

Na solenidade de abertura, o diretor geral da FTC Itabuna, professor Lindomar Coutinho enfatizou a importância que o Dia da Responsabilidade Social. “É uma oportunidade singular que a Instituição tem de juntar parceiros, discentes, docentes e colaboradores com o objetivo único de promover solidariedade”. Ele disse ainda que o tema escolhido pela ABMES para este ano, que faz referência ao escritor tcheco Franz Kafka, é uma boa tradução do Dia do Ensino Responsável.

Parceiros

Parceiro na realização do Dia da Responsabilidade Social desde o ano de 2008, o Lions Clube Itabuna Centro esteve presente com seus membros, oferecendo o serviço de prevenção à saúde bucal, ensinando às crianças a maneira correta de escovar os dentes. O governo do Distrito LA-2, Fernando Pessoa, enfatizou o quanto é salutar para o clube de serviço manter a parceria com a FTC.

“O objetivo do Dia da Responsabilidade Social tem ligação direta com a razão de existir do próprio Lions, que é o de promover o bem comum na sociedade no qual estamos inserido, e isso se traduz em solidariedade”, afirmou Pessoa. Além do Lions, o DayHorc Hospital de Olhos também esteve mais uma vez participando do Dia da Responsabilidade Social oferecendo o exame de acuidade visual.

Brinquedoteca

Um dos espaços mais disputados foi a Brinquedoteca instalada por estudantes e docentes do curso de Psicologia, que atraiu crianças, principalmente os filhos de funcionários da Faculdade, a exemplo dos irmãos Pedro Lucca e Pietra Guimarães, de 8 e 3 anos respectivamente, que incansavelmente participavam de todas as atividades. “Foi muito bom estar aqui e poder aproveitar de tudo. Pena que vai acabar daqui a pouco”, disse Pedro.

Além das ações programadas para o sábado (19), a FTC realizou algumas atividades relacionadas à Campanha de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior Particulares em outros momentos e espaços. Foi assim, por exemplo, na quinta-feira (17) quando estudantes do ensino médio da Colégio Amélia Amado estiveram na Faculdade para participar do Projeto Ciências no Pátio, desenvolvido pelo colegiado de Engenharia, e orientação em preparação para o mercado de trabalho, ministrada por discentes de Adminstração.

Já os discentes e docentes do curso de Fisioterapia, na manhã da sexta-feira, 18, estiveram na Praça Rio Cachoeira para atuarem junto aos frequentadores da Academia Popular. Desde a 6h, foram desenvolvidas atividades de orientação sobre fatores de risco e das principais fisiopatologias das doenças cardiovasculares, bem como apresentadas estratégias fisioterapêuticas de reabilitação cardiovascular. Os serviços incluíram avaliação física e teste de caminhada de 6 minutos.

No sábado, 19 atividades e serviços disponibilizados para a população incluíram ainda avaliação de estresse, oficina de escovação e prevenção à saúde bucal, orientação nutricional, controle de hipertensão e glicemia, brinquedoteca, oficina de direitos dos idosos, atendimento jurídico, campanhas preventivas sobre a dengue e o zika vírus, orientação sobre fatores de risco e fisiopatologia das doenças cardiovasculares. Também houve avaliação física, apresentação de alimentos funcionais, oficina de jogos digitais e ciências no pátio.

 

 

 

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui