Isaquias faz história no Rio 2016

Brasileiro conquista a prata no C1 1000m, primeira medalha olímpica da história da Canoagem Brasileira

 

Hoje é um dia que marcará para sempre a história da Canoagem Brasileira. O brasileiro Isaquias Queiroz conquistou na manhã desta terça-feira, na Lagoa Rodrigo de Freitas, a sonhada medalha olímpica nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Remando contra campeões olímpicos e mundiais, Isaquias coloca seu nome na história do esporte brasileiro ao conquistar a prata na final do C1 1000m do Rio 2016.

Na final, Isaquias chegou atrás apenas do alemão e bicampeão olímpico Sebastian Brendel que cruzou a linda de chegada com o tempo de 3:56.926. Isaquias conquistou a prata com a marca de 3:58.529 e o moldavo Serghei Tarnovschi o bronze com 4:00.852.

“A sensação é uma coisa fantástica. Vim pra cá com o objetivo de fazer história, conquistar três medalhas e já consegui a primeira. Agora é mudar a estratégia para a próxima prova (200 metros). A torcida também foi muito importante para essa conquista, deu um incentivo a mais para mim”, comemorou Isaquias que também disputa o C1 200m e o C2 1000m com Erlon Souza.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, o resultado conquistado por Isaquias é fruto de um trabalho de muitos anos em busca da realização deste sonho olímpico. “Esse dia histórico coloca a Canoagem Brasileira num novo patamar, em um nível juntos aos esportes que já tiveram o privilégio de tornar-se medalhistas olímpicos. Todo o trabalho, todas as dificuldades e desafios que tivemos em todos esses anos é recompensado num momento como esse. Contudo, ainda não terminamos. Temos ainda mais chances de outras medalhas com a certeza que o planejamento que realizamos está no caminho certo”, destacou Tomasini.

Brasileiros disputam eliminatórias nesta quarta-feira

O medalhista olímpico Isaquias Queiroz volta para a água nesta quarta-feira agora em busca da classificação para a final no C1 200m. Ele disputa a eliminatória 2 da categoria às 9h23 da manhã.

Logos após Isaquias é a vez da dupla formada por Edson Silva e Gilvan Ribeiro estrearem nos Jogos Olímpicos disputando a eliminatória 2 do K2 200m às 9h51. Para Edson, atleta mais experiente da equipe (34 anos), disputar os Jogos já é a realização de um sonho. “Ainda não caiu muito a ficha, mas vai cair quando entrar na água com o Gilvan para a disputa do K2. Não tem preço ser atleta olímpico. É uma marca que ficará para sempre em mim”, disse. Gilvan também destaca que a realização é plena. “Há 15 anos quando comecei na canoagem num projeto social pensar em ir para uma Olímpiada era como ir para a lua. São poucos atletas que tem essa oportunidade. Chegar aqui já foi muito difícil e estamos confiantes que podemos conseguir um bom resultado”, informou.

Por fim Ana Paula Vergutz compete na eliminatória 2 do K1 500m Feminino às 10h05, categoria que é sua especialidade. Caso os brasileiros passem de fase eles disputam ainda nesta quarta-feira as semifinais de suas categorias.

Transmissão AO VIVO no SPORTV13

Os espectadores de TV por assinatura poderão acompanhar ao vivo todas as provas da Canoagem Velocidade no canal SPORTV 13 (consulte sua operadora para saber o canal na sua região).

O resultado inédito no Rio 2016 premia o trabalho de desenvolvimento da Canoagem Brasileira, que nos últimos anos contou com apoio significativo do BNDES – patrocinador oficial, GE, Ministério do Esporte e Comitê Olímpico do Brasil.

magens em alta resolução / FLICKR Canoagem Brasileira

https://www.flickr.com/photos/canoagembrasileira


Resultados / Programa de provas

https://www.rio2016.com/canoagem-velocidade


Guia de Mídia / Canoagem Brasileira

http://www.canoagem.org.br/pagina/index/nome/downloads_e_links/id/223

 

Sobre Canoagem Brasileira – A Canoagem Brasileira vem ganhando destaque em níveis nacional e internacional através do trabalho incessante em transformar o esporte no país e tornar o Brasil uma das grandes potências da Canoagem Mundial. Contudo, para que isso aconteça, a Canoagem percorre o quadriênio olímpico mais importante da história desportiva brasileira e tem conseguido apoio significativo do Ministério do Esporte, Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro, Itaipu Binacional, Unimed, Seguros Unimed, e principalmente, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES que é o patrocinador oficial da Canoagem Brasileira e da GE do Brasil, mais novo patrocinador do esporte. Os atletas brasileiros contam também com apoio dos programas Bolsa-Atleta e Bolsa-Pódio, promovidos pelo Ministério do Esporte e fundamentais para o desenvolvimento da Canoagem Brasileira.

 

 

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CANOAGEM

Departamento de Comunicação

Telefone; +55 (41) 3083.2600

imprensa@canoagem.org.br | www.canoagem.org.br


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui