IPCA sobe 0,56% em março, impulsionado por setor alimentício

IPCA sobe 0,56% em março, impulsionado por setor alimentício
IPCA sobe 0,56% em março, impulsionado por setor alimentício. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,56% em março, com alta em todos os grupos de produtos e serviços, é o que apontam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (11).

Segundo matéria do InfoMoney, o destaque do mês ficou para o grupo de Alimentação e bebidas, que acelerou de 0,70% para 1,17%, representando um impacto de 0,25 ponto percentual (p.p) no índice geral. O acumulado dos últimos 12 meses passou para 5,48% em março, acima dos 5,06% do mês anterior. No ano, o IPCA acumula alta de 2,04%. Em março de 2024, a variação havia sido de 0,16%.

O resultado veio em linha com o estimado por analistas consultados pela Lseg, que apontavam para uma alta mensal de 0,56% e 5,48% na base anual.

O grupo Alimentação e bebidas correspondeu a 45% do índice do mês. As principais altas foram no tomate (22,55%), café moído (8,14%) e ovo de galinha (13,13%), que juntos responderam por ¼ da inflação de março.

“Para o tomate, com o calor dos meses de verão, houve uma aceleração na maturação, levando a antecipação da colheita em algumas praças. Sem essas áreas de colheita em março, houve uma redução na oferta, trazendo pressão de alta sobre os preços. Para os ovos, houve aumento por conta do custo do milho, base da ração das aves, além de estarmos no período de quaresma, com maior demanda por essa proteína”, explica Fernando Gonçalves, gerente da pesquisa.

Já o café moído acumula uma alta de 77,78% nos últimos 12 meses, “impulsionada pelo aumento do preço no mercado internacional dada a redução de oferta do grão em escala mundial, com a quebra de safra no Vietnã devido a adversidades climáticas, as quais também prejudicaram a produção interna”, destaca o gerente.

Fonte: Bahia.ba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui