Com o objetivo de formar agentes de segurança pública para atuarem na preservação e salvaguarda dos patrimônios culturais baianos, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), em parceria com a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Educaçao, Cultura e Patrimônio Histórico, está promovendo, de 13 a 15 de julho, no auditório do Senac, um curso voltado para profissionais da Polícia Militar.
A proposta é qualificar os agentes da Polícia Militar para a defesa do patrimônio cultural brasileiro na Bahia, compreendendo e conhecendo o aspecto cultural, podendo, dessa forma, interferir de uma maneira incisiva no sentido de protegê-lo e de preservar a sua memória, bem como estender esse conhecimento e sentimento de protecionismo à população.
Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1973 como Patrimônio Histórico Nacional, e reconhecido pela UNESCO no ano 2000 como Patrimônio Natural da Humanidade, o Centro Histórico de Porto Seguro, localizado na Cidade Histórica, leva às origens do Brasil, voltando ao período do Descobrimento.
O local tem prédios do século XVI. A geografia quase parece um museu natural – um cenário que já havia cativado os primeiros visitantes em abril de 1500, servindo de inspiração para Pero Vaz de Caminha. No local, está incrustado o Museu do Descobrimento com visitação aberta ao público.