IPAC promove curso para agentes de segurança pública em preservação do patrimônio cultural

IPAC promove curso para agentes de segurança pública em preservação do patrimônio cultural
IPAC promove curso para agentes de segurança pública em preservação do patrimônio cultural. Foto: Divulgação

Com o objetivo de formar agentes de segurança pública para atuarem na preservação e salvaguarda dos patrimônios culturais baianos, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), em parceria com a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Educaçao, Cultura e Patrimônio Histórico, está promovendo, de 13 a 15 de julho, no auditório do Senac, um curso voltado para profissionais da Polícia Militar.

A proposta é qualificar os agentes da Polícia Militar para a defesa do patrimônio cultural brasileiro na Bahia, compreendendo e conhecendo o aspecto cultural, podendo, dessa forma, interferir de uma maneira incisiva no sentido de protegê-lo e de preservar a sua memória, bem como estender esse conhecimento e sentimento de protecionismo à população.

Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1973 como Patrimônio Histórico Nacional, e reconhecido pela UNESCO no ano 2000 como Patrimônio Natural da Humanidade, o Centro Histórico de Porto Seguro, localizado na Cidade Histórica, leva às origens do Brasil, voltando ao período do Descobrimento.

O local tem prédios do século XVI. A geografia quase parece um museu natural – um cenário que já havia cativado os primeiros visitantes em abril de 1500, servindo de inspiração para Pero Vaz de Caminha. No local, está incrustado o Museu do Descobrimento com visitação aberta ao público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui