Estimativa é beneficiar mais de oito mil pessoas com 30 projetos selecionados pelo Edital Transformar o Futuro
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, divulgou os projetos selecionados pelo Edital Transformar o Futuro, que vai destinar R$ 1 milhão para o fomento de iniciativas de Geração de Renda, Cultura, Esporte e Lazer em comunidades do Extremo Sul da Bahia. A divulgação ocorreu no dia 9 de outubro, em cerimônia realizada no auditório da Suzano Mucuri.
Foram apresentadas 115 propostas no total, 30 das quais foram selecionadas – 20 projetos de Geração de Renda e 10 projetos de Cultura, Esporte e Lazer – englobando 26 comunidades dos municípios de Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa e Prado. A estimativa é beneficiar um total de 8.125 pessoas com projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil, associações produtivas e comunitárias e cooperativas.
Durante a cerimônia, o Diretor de Operações Industriais da unidade Mucuri, Eduardo Andrade, parabenizou os representantes das entidades beneficiadas e reafirmou o compromisso da empresa para o desenvolvimento local. “A Suzano completou um século neste ano, sendo 32 anos de presença na Bahia, e ao longo dessa história construímos um legado de transformação para o extremo sul baiano. Queremos continuar contribuindo para o desenvolvimento da região, e por isso entendemos a importância de apoiar iniciativas que vão impactar positivamente o cenário socioeconômico local nos próximos anos”, afirma
No evento, os representantes das organizações contempladas puderam conhecer os objetivos do edital, os prazos, responsabilidades e processos de execução dos projetos. Além de esclarecer dúvidas, alinhar expectativas e realizar a integração com os membros dos times da Suzano que vão auxiliar no processo. O gerente de Desenvolvimento Social da companhia, Douglas Peixoto, apresentou a estratégia social da empresa, e ao final, os participantes fizeram um tour pela fábrica.
“Este edital é mais uma iniciativa da Suzano para o cumprimento da sua meta de redução da pobreza nas regiões onde tem operações. Sabemos que sozinhos não conseguiremos transformar essa realidade, uma vez que estamos em mais de 200 municípios brasileiros, em que 3,3 milhões de pessoas estão em situação de pobreza. Por isso, atuamos em parceria com empresas, organizações da sociedade civil, associações e cooperativas, poder público, entre outros. Além disso, temos metas de longo prazo, nossos Compromissos para Renovar a Vida, com foco na redução da pobreza e no impulsionamento da educação”, ressalta Douglas Peixoto.
Conheça alguns projetos contemplados pelo Edital Transformar o Futuro:
Produção de polpa de frutas
O produtor rural José Carlos Soares Santana, da Associação da Comunidade Pau da Garrafa (ACOPAG), ressalta que o recurso do Edital será utilizado para a compra de equipamentos de beneficiamento das frutas produzidas na região. Frutas como manga, acerola, abacaxi e cajá, muito produzidas na localidade, serão transformadas em polpa e destinadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e para venda direta ao consumidor. O projeto vai beneficiar 50 famílias associadas.
“Hoje já entregamos produtos da merenda escolar para Alcobaça e municípios vizinhos, mas as polpas de frutas vão incrementar e fortalecer ainda mais a nossa agricultura e a economia da comunidade, ajudando as famílias a melhorarem suas rendas. Além disso, temos a intenção também de receber a produção de frutas das comunidades vizinhas para fazer o beneficiamento na nossa comunidade”, afirma José Carlos.
Ampliação de biblioteca comunitária
Com o recurso repassado pela Suzano, o Instituto de Educação Ibápitanga – associação comunitária sem fins lucrativos, mantenedora da Ibápitanga Escola Infantil e da Biblioteca Comunitária do Canta Galo – vai ampliar o espaço físico da biblioteca, que atende estudantes e a comunidade em geral. A intenção é adquirir também novas publicações e um acervo afro-indígena, além de fazer contato com as escolas municipais da região e um concurso literário com sarau e premiação, estimulando a frequência da comunidade à biblioteca.
“É um projeto que fomenta a leitura, que vai levar muitos benefícios para a comunidade, que está distante da cidade, e além disso vai levar cultura, educação e literatura de qualidade para a população”, ressalta a presidente do Instituto, Cecília Germano, e o vice, Mateus Marques. A Ibápitanga Escola Infantil atende mais de 50 crianças no município do Prado.
Capoeira como ferramenta de transformação social
Para o vice-presidente da Associação dos Capoeiristas de Nova Viçosa, o mestre Reginaldo Antônio, o edital vai possibilitar a continuidade das atividades da associação, que recebe jovens de todo o município, além de oferecer atividades também nas escolas em parceria com a secretaria de Educação. A entidade chega a atender mais de 300 crianças e adolescentes.
“A capoeira é uma ferramenta de transformação social, e por meio das atividades que oferecemos, os jovens são incentivados a estudar, a ter respeito ao próximo e um bom comportamento em sociedade. Nós seguimos com uma parceria de longa data com a Suzano, e esse edital é mais uma ajuda para nosso trabalho de formação de capoeiristas e de cidadãos conscientes”, ressalta Reginaldo.
Quintais produtivos
Com o projeto “Jardim do Éden”, a Associação dos Pequenos Agricultores Rurais da Comunidade Bom Jesus quer tornar os quintais das famílias locais mais produtivos. A ideia é ampliar a produção dentro dos quintais e ajudar no custeio.
“Nós visamos a melhoria dos quintais, e com o projeto teremos quintais mais eficientes, com produtos de qualidade, que auxiliem no aumento de renda das famílias. O carro-chefe da nossa produção é a mandiocultura, então estamos focados principalmente no fomento do nosso principal produto”, explica a representante da associação, Priscila de Jesus.
Mulheres como protagonistas
A Associação dos Produtores Rurais e de Moradores Nova Aliança quer fazer das mulheres da comunidade as protagonistas na transformação social da região. O projeto selecionado pelo edital visa fomentar as atividades de corte e costura desenvolvidas pelas associadas.
“O projeto vai auxiliar no incremento da renda de 43 famílias. As mulheres da comunidade já trabalham com o corte e costura, e com o valor repassado pela Suzano nós vamos ampliar o projeto e aumentar a produção”, afirma a associada Nathania do Vale Lima.
Confira todas as entidades contempladas:
Filarmônica Lira Imaculada Conceição
Associação dos Capoeiristas de Nova Viçosa
Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar do Extremo Sul da Bahia
Associação dos Produtores Rurais Remanescentes Quilombolas de Volta Miuda Antônio Joaquina Serafim
Associação dos Moradores das Comunidades de Rio do Sul e Cruzelandia
Associação de Pescadores de Cumuruxatiba
Instituto de Educação Ibápitanga
Associação Quilombola Rio do Sul
Associação Comunitária Quilombola Portela
Associação dos Pequenos Produtores de São José
Associação de Agricultura Familiar de Helvécia (AAFH)
Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Vale-me-Deus
Associação dos Produtores Rurais da Comunidade KM 60
Associação Produtoras Rurais Mulheres da Peleja
Associação dos Moradores e Produtores Rurais de Espora Gato
Associação dos Pequenos Agricultores Rurais da Comunidade Bom Jesus
Associação da Comunidade Pau da Garrafa (ACOPAG)
Associação dos Produtores Rurais e de Moradores Nova Aliança
Associação dos Produtores Rurais Campo Verde
Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Ribeirão
Associação Comunitária de Bela Vista
Associação Córrego Braço do Sul
Associação Quilombola de Helvécia
Ass. dos Moradores, Pescadores e Marisqueiros do Povoado de Barra de Caravelas
Guarda Mirim de Posto da Mata
Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade de Oliveira Costa
Associação dos Produtores Rurais de Nova Brasília
Associação dos Moradores do Marobá
Associação dos Moradores da Colônia Nova
Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade Camurugi