Intenção de consumo cresce mais nas famílias de renda menor, diz CNC

Intenção de consumo cresce mais nas famílias de renda menor, diz CNC
Intenção de consumo cresce mais nas famílias de renda menor, diz CNC. Foto Bahia.ba

Puxados pelo comportamento das famílias de renda até 10 salários mínimos, a Intenção de Consumo das Famílias cresceu 1,3% em janeiro, com relação a dezembro. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC),  que realiza o levantamento, o indicador obteve o melhor desempenho desde abril de 2020, segundo mês da pandemia de Covid-19.

“Esse dado indica que as famílias em geral esperam melhores condições de consumo no futuro. De fato, desde outubro de 2022, a perspectiva de consumo tem se mostrado mais positiva do que o consumo propriamente dito”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros. No comparativo com o mesmo mês de 2022, o ICF avançou 23,1%.

Entre os consumidores de renda acima de 10 mínimos, o ICF subiu 1,9% no comparativo mensal e 25,7% na variação anual. O índice atingiu 91,2 pontos – ainda na zona de insatisfação (abaixo dos 100 pontos). Já as famílias de renda maior, acrescenta a CNC, estão mais frustradas com a conjuntura econômica, levando a disposição para gastar a ciar 1% neste segmento. Segundo a economista da CNC Izis Ferreira, o segmento está mais descontente com a perspectiva profissional “e com o acesso ao crédito, que está mais caro e seleto”, conclui Izis Ferreira.

Fonte: Bahia.ba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui