Na manhã desta quarta-feira, 26 de maio, a equipe do Jornal OSollo recebeu uma denúncia, de que no centro da cidade de Teixeira de Freitas, local de grande movimento automotivo e de pedestres, uma empresa terceirizada da Coelba, conhecida como Conecta, está realizando uma troca de poste de energia, devido o horário e dia do serviço, causando transtorno para os comerciantes.
Na ocasião, a empresária de um comércio na localidade, Milena Braga, relatou o ocorrido: “Ontem nós fomos comunicados que a energia seria desligada das 9h às 17h e que geraria um transtorno para todos os comerciantes, no meu caso mais ainda, pelo meu segmento, trabalho com mercadoria perecível e ficar com esse período todo desligado, pra mim seria uma perca irreparável.”
Como meio alternativo para tentar entrar em acordo com as entidades responsáveis pela manutenção da energia, a empresária acrescentou: “Ontem nós tentamos entrar em contato com a Coelba, nós fomos na unidade daqui e eles disseram que não poderiam fazer nada. Deixa a gente nessa situação, não sabe o que vai ser feito, o que pode ser feito.” Ainda como sugestão dos comerciantes, a empresa poderia realizar os serviços no final de semana não atrapalhando o comércio.
No local, esteve presente o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Zé Carlos, que como representante do comércio de Teixeira de Freitas, relatou sobre a situação: “Eu vejo com muita tristeza, acho que a Coelba, por ser um fomentador de desenvolvimento, deveria repensar as suas mudanças. É inaceitável uma empresa como a Coelba, tratar o seu cliente dessa forma. Nós temos um fluxo de milhares de pessoas. Fecharam a entrada da avenida que dá acesso o centro de negócios. Percebe que tanto os motoristas e os pedestres estão sendo impedidos de transitar nas principais avenidas de Teixeira de Freitas. Realizar essas atividades em meio de semana, eu acho um absurdo, como representante da entidade, eu deixo minhas lamentações, e precisaremos tomar outras medidas”.
Veja o que a Coelba diz sobre o caso:
A Coelba esclarece que o serviço de troca de poste no Centro de Teixeira de Freitas, nesta quarta-feira (26), foi realizado com a rede energizada para não impactar no fornecimento de energia para os clientes da região. A rede foi desligada por 30 minutos, das 14h às 14h30, para a transferência da fiação para o novo poste, e interrompeu o fornecimento de 15 clientes. Esse desligamento é imprescindível para garantir a segurança dos profissionais que realizam o serviço e da população.
De fato a Coelba precisa fazer um planejamento melhor para não impactar no trânsito e no comércio. Num momento de crise como esse, o comerciante ficar parado para manutenção na rede elétrica, é muito ruim.
Casos que não são emergenciais precisam ser realizados fora do horário comercial para gerar o menor impacto possível.