“Inspirar pessoas valorizando a vida” é o tema da SIPAT 2020 na Veracel

Por conta da pandemia, o evento está sendo realizado integralmente no formato online

Sipat 2018. Foto: Arquivo Bahia dia dia

 

De 5 e 9 de outubro, a Veracel Celulose realiza mais uma edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT. Toda a programação está acontecendo de forma digital, com transmissão em tempo real para a Estação Veracel, Núcleo Florestal, Terminal Marítimo de Belmonte, Fábrica e para os colaboradores que estão trabalhando em casa, favorecendo a participação em todas as áreas da empresa.

“A SIPAT no ambiente online é uma novidade para todos nós. Temos chance de alcançarmos mais pessoas de um jeito diferente. É uma pausa importante nas atividades para aprender mais com quem é referência no assunto, despertando e inspirando novas formas de agir com segurança e cuidando da saúde”, valorizou Andreas Birmoser, diretor presidente da Veracel, na abertura da SIPAT 2020. Andreas destacou ainda a importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) no apoio contínuo para que a cultura de segurança seja estabelecida.

Diante das mudanças exigidas pelo contexto de saúde mundial, além de cumprir o objetivo de reforçar o comportamento seguro e do cuidado ativo, a SIPAT 2020 também destaca na programação os cuidados com a saúde emocional. “A SIPAT é um momento de chamar a atenção das pessoas para o cuidado consigo mesmo e o cuidado com o outro. É esse cuidado mútuo, associado ao cumprimento de procedimentos e ao ambiente de trabalho seguro, que colabora na preservação da vida, da saúde física e emocional e na segurança de todos”, explicou a presidente da CIPA, Cristiane Mendes de Mello, durante a abertura da SIPAT 2020 nesta segunda-feira, 5.

Programação de valor

O primeiro dia da SIPAT 2020 começou com a palestra “A felicidade de quem inspira”, conduzida pelo piloto automobilístico, Cesar Urnhani, que trouxe a experiência das pistas em segurança, motivação, inspiração e empatia para os colaboradores desta edição. Com histórias da sua profissão, Cesar conseguiu promover reflexões de situações que podem ser vividas com mais positividade e aprendizado no trabalho.

Também nessa edição do evento foi lançado o Concurso de Fotografia Inspire Pessoas, Valorizando a Vida, que tem como objetivo estimular registros fotográficos de colaboradores em momentos de segurança e cuidado no ambiente de trabalho, como forma de incentivar e inspirar os colegas a práticas seguras.

Na programação da SIPAT estão previstas palestras: Depressão e Transtorno da Ansiedade, conduzida pelo médico psiquiatra, Dr. Marco Abud; Comportamento Seguro e Novo normal após Pandemia, com o Angelo Otavio Bloes; e Inspire Pessoas Valorizando a Vida, com o historiador, professor, palestrante e escritor, Leandro Karnal.

 

Sobre a Veracel

Instalada em Eunápolis, desde 1991, a Veracel é um empreendimento agroindustrial que integra operações florestais, industriais e de logística. A capacidade de produção anual da empresa é de 1,1 milhão de toneladas de celulose branqueada de eucalipto, atingindo em maio do ano passado a marca de 15 milhões de toneladas produzidas. A atual configuração da base florestal da Veracel mantém um hectare protegido ambientalmente para cada hectare de plantio de eucalipto.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui