O Programa de Coleta Seletiva Solidária, desenvolvido pela Prefeitura de Ilhéus, em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Consciência Limpa (Coolimpa), foi iniciado oficialmente na manhã de quinta-feira, 4. Ao todo, a equipe de agentes ambientais (catadores) visitou onze grandes geradores de resíduos sólidos, sediados, na sua grande maioria, na zona sul da cidade. O trabalho, que ocorrerá nas terças e quintas-feiras, sempre das 7 às 13 horas, conta com a supervisão da Coordenação de Coleta Seletiva, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Durante as visitas, além do recolhimento de material reciclável, os agentes da Coolimpa também realizaram a distribuição de um folder informativo, que traz orientações sobre as formas de armazenamento e aproveitamento dos resíduos sólidos. “Essa é uma ação que precisa ser executada ao lado de um amplo trabalho de conscientização ambiental. A ideia é termos, num futuro próximo, uma cidade profundamente engajada neste processo”, diz a coordenadora de Coleta Seletiva, Maria Luiza Heine, acrescentando que as visitas se estenderão, nas próximas semanas, aos domicílios do Hernani Sá.
Galpão da Coolimpa
A assessora do Programa de Coleta Seletiva Solidária, Geraldine Belmont, confirmou que o galpão da Coolimpa, construído no Aterro Sanitário de Itariri, na zona norte da cidade, será entregue no próximo dia 20. Ela lembra que o espaço, dotado de prensa e balança digital, será de grande importância para uma melhor estruturação da cooperativa, que, atualmente, conta com cerca de 80 agentes ambientais. “É importante ressaltar que, além de promover a inclusão sócio-produtiva dos agentes, todos eles ex-catadores de lixo, este programa também será fundamental para a preservação e conservação do meio ambiente”, diz.
Ascom/Prefeitura de Ilhéus