Em uma iniciativa estratégica para o fortalecimento do monitoramento ambiental e meteorológico na Bahia, os diretores do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Antônio Martins Rocha, responsável por Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental, e Eduardo Topázio, de Fiscalização, receberam a visita de representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O encontro sinaliza um avanço na busca de apoio e fomento internacional, visando a ampliação e o aprimoramento das capacidades do Inema.
Durante a visita, as representantes da AFD tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes a “sala de situação” do Inema, uma estrutura destinada ao monitoramento de eventos críticos, onde são elaborados diariamente boletins meteorológicos, previsões do tempo, além do monitoramento de focos de calor e da situação de secas.
“A intenção é clara: estabelecer uma relação sólida com a AFD para captar investimentos que permitam a expansão da sala de situação e dos serviços de monitoramento meteorológico, fortalecendo a atuação do Instituto em todo o estado da Bahia. A parceria abre portas para o futuro, trazendo mais recursos e tecnologias para enfrentarmos desafios ambientais cada vez maiores”, disse Antônio Martins Rocha.
Eduardo Topázio destacou a importância da visita. “Este encontro é fundamental para estreitar laços com agências de fomento internacional e fortalecer nossas ações ambientais. Esta é uma oportunidade para o Inema não apenas ampliar suas atividades, mas também refinar suas abordagens e práticas para enfrentar os desafios em constante crescimento no âmbito climático e ambiental na região”.
AFD
A Agência Francesa de Desenvolvimento é uma instituição financeira global que trabalha para combater a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável, financiando projetos em diversos setores, incluindo meio ambiente e desenvolvimento urbano.