Inclusão e protagonismo: Centro Pop atua em atendimento especializado à população em situação de rua

Inclusão e protagonismo: Centro Pop atua em atendimento especializado à população em situação de rua
Inclusão e protagonismo: Centro Pop atua em atendimento especializado à população em situação de rua. Foto Ascom

Com o intuito de reduzir as violações dos direitos socioassistenciais e garantir proteção social enquanto um direito universal, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) é um dos equipamentos da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria de Assistência Social. voltado ao atendimento especializado à população adulta em situação de rua.

Alguns dos serviços ofertados são: acesso à alimentação, higiene pessoal, oficinas lúdicas e atividades pedagógicas voltadas ao restabelecimento do convívio social para os cidadãos atendidos. “Também disponibilizamos ações de caráter mais burocrático, como orientação para solicitar documentos pessoais, encaminhamento para o acesso aos serviços de saúde, transporte para quem deseja retornar para sua localidade de origem e entrega de roupa a partir de doações realizadas pelo município”, explica Mateus de Sá, coordenador municipal da unidade.

Em 2021, um dos momentos mais críticos da pandemia de Covid-19, a administração pública instituiu uma parceria com a Secretaria de Saúde e o Centro POP para a vacinação de pessoas em situação de rua. No mesmo ano, o equipamento proporcionou o reencontro entre um assistido pelo programa e o filho, residente do município de Amélia Rodrigues, que havia perdido o contato com o pai há alguns anos.

O convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito são pilares de atuação do Centro Pop. “Temos a atenção e o cuidado de poder reinserir a pessoa na sociedade e incentivá-la a retomar vínculos familiares, tão importantes para o bem-estar do ser humano”, ressalta Mateus. “A finalidade, portanto, é fazê-la se reconhecer enquanto merecedora de dignidade e enquanto protagonista de sua própria jornada”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui