Será decretada situação de emergência em 73 municípios atingidos por incêndios florestais
Equipes do Governo do Estado estão atuando nos principais focos de incêndio na Bahia, registrados nas regiões Oeste e Chapada Diamantina.
Durante visita ao município de Itaberaba, localizado na Chapada, o governador Rui Costa disse que Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar estão trabalhando nas áreas atingidas, utilizando aeronaves, inclusive avião de combate a incêndio.
“Temos focos de incêndio em vários lugares do estado. Os dois maiores estão no Oeste, na região de Barra, e aqui na Chapada. Por isso, temos equipes reforçadas nas duas regiões. Infelizmente, o sol e a seca, às vezes também com imprudência e às vezes com má-fé das pessoas, terminam provocando esses incêndios”, disse o governador, reforçando que o Estado está usando todo o material humano disponível e equipamentos para debelar o fogo.
Com o combate em campo dos bombeiros florestais e brigadistas voluntários, que tiveram o suporte do Programa Bahia Sem Fogo, por meio do envio de aviões do tipo Air Tractor, os incêndios florestais nos municípios de Barra e Barreiras, na região oeste do estado, foram controlados.
O Governo do Estado trabalha agora para debelar o incêndio de grandes proporções que atinge os municípios de Andaraí e Mucugê, na Chapada Diamantina.
O combate na Chapada conta com cinco aviões fazendo o lançamento de água diretamente no fogo, e um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer).
Mais bombeiros especialistas já foram convocados e vão somar aos que já estão no combate, totalizando 30 militares. Ainda atuam na Chapada os esquadrões do ICMBio, PrevFogo, diversos brigadistas e técnicos do Inema.
Rui informou ainda que dentro Parque da Chapada Diamantina há uma área de responsabilidade da administração federal. “O Estado já acionou os órgãos federais para que coloque efetivo suficiente e, se necessário for, peça reforço ao Estado para ajudar nessas áreas”.
O Corpo de Bombeiros ainda está atuando nos focos de incêndio nos municípios de Morpará e Caturama, com o emprego de 15 bombeiros florestais.
Situação de emergência
Neste sábado (10), será publicado no Diário Oficial do Estado, decreto que classifica Situação de Emergência em 73 municípios atingidos pelos incêndios florestais.
Os municípios estão situados nos Territórios de Identidade Bacia do Paramirim, Bacia do Rio Corrente, Bacia do Rio Grande, Chapada Diamantina e Velho Chico. O decreto entra em vigor a partir da sua publicação e tem vigência de 90 dias.
Dos 73 municípios com situação de emergência decretada pela Superintendência de Defesa Civil do Estado, 30 já foram atingidos pelo fogo.
O decreto suspende nessas áreas quaisquer atividades capazes de produzirem risco potencial de geração de novos focos de incêndio e visa também amenizar os impactos negativos na saúde da população, no meio ambiente e na economia local.
Lista de municípios em Situação de Emergência:
1 Abaíra
2 Andaraí
3 Angical
4 Baianópolis
5 Barra
6 Barra da Estiva
7 Barreiras
8 Bom Jesus da Lapa
9 Boninal
10 Bonito
11 Boquira
12 Botuporã
13 Brejolândia
14 Brotas de Macaúbas
15 Buritirama
16 Canápolis
17 Carinhanha
18 Catolândia
19 Caturama
20 Cocos
21 Coribe
22 Corretina
23 Cotegipe
24 Cristópolis
25 Érico Cardoso
26 Feira da Mata
27 Formosa do Rio Preto
28 Ibicoara
29 Ibipitanga
30 Ibitiara
31 Ibotirama
32 Igaporã
33 Iramaia
34 Iraquara
35 Itaetê
36 Jaborandi
37 Jussiape
38 Lençóis
39 Luís Eduardo Magalhães
40 Macaúbas
41 Malhada
42 Mansidão
43 Marcionílio Souza
44 Matina
45 Morpará
46 Morro do Chapéu
47 Mucugê
48 Muquém de São Francisco
49 Nova Redenção
50 Novo Horizonte
51 Oliveira dos Brejinhos
52 Palmeiras
53 Paramirim
54 Paratinga
55 Piatã
56 Riachão das Neves
57 Riacho de Santana
58 Rio de Contas
59 Rio do Pires
60 Santa Maria da Vitória
61 Santa Rita de Cássia
62 Santana
63 São Desidério
64 São Félix do Coribe
65 Seabra
66 Serra do Ramalho
67 Serra Dourada
68 Sítio do Mato
69 Souto Soares
70 Tabocas do Brejo Velho
71 Utinga
72 Wagner
73 Wanderley