Inaugurado Posto de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas em Teixeira

Inaugurado Posto de recebimento de embalagens vazias e resíduos de defensivos agrícolas em Teixeira de Freitas. Fotos: Lenio Cidreira/OSollo

O Posto de recebimento de embalagens vazias e resíduos de defensivos agrícolas foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (05/04). A unidade de Teixeira de Freitas fica situada na BR-101, km 887, Córrego do Mutum, Fazenda Araguaia, zona rural. Além do secretário de Agricultura  do município, Dori Neves, o anfitrião do evento, compareceram representante de associações, empresários, secretário de agricultura da região e representantes de varias entidades.

Jair Furlan Junior, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV)

Jair Furlan Junior, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), disse: “Estamos muito felizes de estar aqui hoje, porque nós estamos realizando uma ação que, na realidade, já deveria ter acontecido, de montar uma unidade pra receber as embalagens vazias dos defensivos agrícolas, dos produtores dos agricultores do extremo sul da Bahia. Nós sabemos que a agricultura na Bahia é pujante, temos uma agricultura muito forte, e especificamente no sul da Bahia. Os agricultores daqui encontravam uma certa dificuldade pra fazer o descarte das suas embalagens vazias de defensivos agrícolas, ficando sob o risco de abandonar essas embalagens nas roças, queimar, enterrar, o que causaria um impacto ambiental muito grande. A partir de agora, a partir de hoje, essa unidade, com licenciamento ambiental concedido pelo órgão estadual competente,  permitirá aos agricultores do extremo sul da Bahia terem um lugar onde destinar corretamente as embalagens vazias dos defensivos agrícolas.

Gustavo Pimentel, coordenador regional de operações do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV)

Gustavo Pimentel, coordenador regional de operações do InpEV, falou que o objetivo do instituto é viabilizar a melhoria no recolhimento de embalagens na região. “Teixeira de Freitas faz parte da região que coordeno, desde o Rio Grande do Norte até o extremo sul da Bahia. No passado já existia uma estrutura de recolhimento aqui no município, aí nós entramos em um entendimento com os revendedores da região e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), fizemos uma reunião e tivemos uma ideia de construir uma unidade de recebimento em Teixeira de Freitas, a ideia foi aceita pelos revendedores, pela Adab, e partimos pra questão de viabilizar terreno e construir a unidade. A Secretaria de Agricultura Municipal de Teixeira de Freitas foi muito parceira nesse empreendimento, ela ajudou bastante e viabilizou em todos os aspectos esta unidade de recebimento de embalagens vazias e resíduos de defensivos agrícolas”, contou Gustavo.

Epaminondas Esteves Peixoto Junior, da fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab)

Epaminondas Esteves Peixoto Junior, da fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), viu a inauguração como um momento muito importante para todo setor produtivo, para toda comunidade em si, “porque se trata de prevenir acidentes com produtos agrícolas com embalagens vazias. “Esses recebimentos dessas embalagens é lei, é obrigação do produtor devolver. Vai diminuir os riscos de contaminação ao meio ambiente, como também à saúde das pessoas, e nesse momento que estamos inaugurando esse posto de recebimento aqui é uma marca histórica muito importante, porque vai facilitar, vai viabilizar a logística de devolução para o produtor”, disse.

O secretário de Agricultura do município de Itabela, Edgar Goulart

O secretário de Agricultura do município de Itabela, Edgar Goulart, e também representante do Sindicato Rural de Itabela, disse que já acompanha a entrega itinerantes que já existe há muito tempo, “essas entregas que foram feitas em Itabela, Guaratinga e Eunápolis, eram mais fáceis, logisticamente, para a empresa fazer isso, mas, quando foi fechado o centro aqui,  passou ser entregue em Itabuna, então com a volta do posto para Teixeira, logisticamente, fica mais fácil para o produtor rural fazer a entrega diretamente aqui, então esse posto aqui é um grande avanço, volta a trazer um grande desenvolvimento para esse setor agrícola nosso”, comentou.

O secretário de Agricultura de Teixeira de Freitas, Dori Neves

O secretário de Agricultura de Teixeira de Freitas, Dori Neves, disse que o espaço é muito importante e contou que existia um vazio na questão de embalagem de defensivo agrícola, “e Teixeira de Freitas já teve uma central de embalagem, mas, foi desativada. Hoje, aqui estamos inaugurando um posto, esse posto vai recolher embalagens e depois vai mandar pra Linhares/ES, pra uma central, e de lá essa embalagem tem um destino”.

Acrescentou ainda que quando o produtor compra um produto para sua propriedade, ele recebe uma nota fiscal, mas, assina um termo de compromisso de que ele não pode queimar lá na propriedade, não pode enterrar, não pode jogar no rio, nem na mata, ele tem que guardar, e o destino será o Posto de recebimento de embalagens vazias e resíduos de defensivos agrícolas de Teixeira de Freitas.

Galeria de Fotos:

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui