Impressionante é o amor!

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e tenha todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.” (1 Coríntios 13.1-2)

Ao ler o Evangelho proclamado por Jesus, fica claro que servir, usar nossos dons, bens e possibilidades inspirados pelo amor ao próximo é parte inegociável da vida com Deus. A espiritualidade proposta por Jesus envolve fé e obras. Somos salvos pela graça por meio da fé, como uma dádiva de Deus. Sem obras! (Ef 2.8). Mas no mesmo texto Paulo diz que em Cristo somos recriados para praticarmos boas obras (v.10).
Quando um mestre da lei testou Jesus perguntando-lhe qual seria o maior mandamento da Lei, a resposta foi: aquele que manda que amemos a Deus sobre tudo e ao próximo como a nós mesmos. E Jesus disse que desse mandamento dependiam toda a Lei o os Profetas (Mt 22.37-40).

Paulo foi preciso ao escrever que sem amor, nada tem valor. Não existe vida cristã sem amor. Mesmo falando línguas de homens e anjos; mesmo manifestando o dom de profetizar; mesmo sendo profundo conhecedor de mistérios e tendo uma fé para realizar feitos extraordinários, sem amor, é tudo poeira. Impressionante, né? Como pode ser isso?
João, o apóstolo, concorda com Paulo. Ele entendeu que, quem não ama, não conhece a Deus (1 Jo 4.8). E quem pensa que ama a Deus e não ama o próximo, na verdade não ama a Deus. Apenas pensa que ama! (1 Jo 4.20-21).
Tudo isso nos ensina que devemos nos aplicar em aprender a amar. Essa é a grande prioridade da vida cristã. Mesmo tendo lido a Bíblia tantas vezes ao ponto de as pessoas nos admirarem, se não estamos crescendo na capacidade de amar, devemos lamentar, pois nosso esforço é vão.

Procure aprender a amar e servir. Pessoas que amam e servem são pessoas que estão se convertendo verdadeiramente ao Evangelho de Jesus. E o que fazemos diante de Deus depende do que fazemos diante do próximo. Amar e servir ajuda-nos a ser humildes. Ajuda-nos a superar o orgulho e colocar a toalha em volta da cintura, em imitação a Cristo (Jo 13.1-11). Isso é seguir a Jesus. E mesmo as pessoas mais fracas, que menos conhecem o texto bíblico, podem segui-lo no amor e no serviço.
Não se impressione com línguas, profecias, conhecimento, fé grandiosa… impressione-se com o amor, com a capacidade de amar e servir. Pois é isso que impressiona Deus!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui