Imprensa do Sul da Bahia visita projetos desenvolvidos pela Suzano e a fábrica em Mucuri

Os profissionais foram recebidos nesta segunda-feira (11) para conhecer de perto as atividades desenvolvidas pela empresa

Imprensa conhece instalações e projetos da Suzano. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

Apresentar as operações e ações sociais da Suzano à imprensa do Extremo Sul da Bahia. Este foi o objetivo do “Encontro com a Imprensa”, que aconteceu nesta segunda, 11 de novembro, em Mucuri, com um grupo de jornalistas da região.

Os profissionais conheceram as instalações da fábrica, em Mucuri, e algumas iniciativas sociais apoiadas pela Suzano, incluindo o Projeto Golfinho e o Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT).

Na estrada!

No viveiro de mudas, em Itabatã

A programação teve início no recém-revitalizado Centro de Manutenção, em Teixeira de Freitas, local que abriga as atividades de manutenção dos equipamentos da Suzano.

Na sequência, os representantes da imprensa visitaram o viveiro localizado em Itabatã, onde são produzidas as mudas de eucalipto que a empresa utiliza nos plantios florestais.

Os jornalistas conheceram um pouco sobre o processo de preparação ao plantio

No local, são preparadas entre 19 e 21 milhões de mudas anualmente, trabalhando com uma meta de perda em torno de 2%.  São dois viveiros da empresa na Bahia.

As mudas de eucalipto ficam prontas cerca de 90 dias antes do plantio. Já as mudas para atividades de reflorestamento são produzidas de acordo à demanda de projetos.

Grupo visita a fábrica da Suzano

O grupo também visitou a fábrica da Suzano, onde conheceu o processo de produção de celulose e viu como parte dela é transformada nos papéis que são produzidos na unidade, entre os quais os papéis Report e Copimax (utilizados para impressão), Mimmo e Max Pure (papéis higiênicos).

Após visitar a fábrica, os representantes da imprensa conheceram algumas famílias de Mucuri que são participantes do PDRT, programa desenvolvido pela Suzano que promove o desenvolvimento local por meio do fortalecimento das associações comunitárias, focando no apoio às cadeias produtivas a partir da capacitação das comunidades.

Na zona rural, as ações do PDRT

O PDRT oferece orientação técnica e apoio no desenvolvimento da agricultura familiar e na organização dos agricultores em associações, buscando ampliar os mercados.

Atualmente o PDRT contempla cerca de 1.500 agricultores no sul da Bahia, que também recebem orientação sobre práticas como a agricultura sintrópica, sistema que une, na mesma área, a produção de hortaliças, frutas e madeira, recupera áreas degradadas e protege o meio ambiente.

As meninas do balé do Projeto Golfinho

A visita foi encerrada na sede do Projeto Golfinho, em Mucuri, desenvolvido pela Suzano há 23 anos e que atende crianças em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente, a Associação Comunitária Golfinho atende cerca de 380 crianças e jovens com atividades que incluem oficinas de balé, de bordado, de informática, arte em papel, reforço escolar, capoeira, percussão e educação física.

Apresentação de percussão na quadra do projeto

Sobre a Suzano – A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais.

Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas.

Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano.

A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável.

A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui