Importante e necessários: Todos

“Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, há muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: ‘Não preciso de você!’ Nem a cabeça pode dizer aos pés: ‘Não preciso de vocês!’” (1 Coríntios 12.19-21)

É preciso que sejamos corpo. É necessário que sejamos membros uns dos outros. É necessário que aprendamos a reconhecer o valor e o lugar uns dos outros na igreja. É necessário que aprendamos a ocupar o nosso lugar na igreja, para servir. É necessário que sejamos influenciados por Deus para que sejamos uma benção para nós e para a igreja. E tudo isso é desafiador para nós. Não se trata do quanto somos competentes, mas do quanto já nos convertemos a Cristo. Do quanto Ele já é, de fato, Senhor e Mestre, Salvador e Messias para nós. Do quanto já entendemos que nosso problema não é o outro, mas nós mesmos. Nosso problema é o modo como lidamos uns com os outros e com os problemas. E há apenas uma pessoa que podemos melhorar para que tudo melhore: Nós mesmos!

A igreja, fruto do Evangelho de Jesus e que se inspira na graça para existir como Corpo de Cristo, é a comunidade mais diversa que existe entre as comunidades humanas. Pelo menos é essa a sua vocação. Os critérios para se fazer parte dela são arrependimento, fé e o amor. Outros que possam haver foram criados por nós e pelos que nos antecederam. Não por Cristo, o Senhor da igreja. O arrependimento é de foro muito pessoal. Cada um de nós precisa e deve se arrepender e isso envolve mudanças, reorientação da vida. Não se trata de culpa. Não se trata de nos enquadrarmos na perspectiva uns dos outros, mas de nos submetermos a Cristo. Os arrependidos não veem outro caminho senão o da fé para seguirem em frente. Fé na graça e amor que nos são ofertados por Cristo. O arrependido sabe que não tem credenciais. Conta com a misericórdia e se encanta com a graça. E nesse abraço do favor divino aprender a amar e ser amado.

Por isso a culpa não é a marca do arrependimento, mas a mudança. O perdão nos encoraja e nos faz gratos. Diante dele não há outra escolha senão amar. Ser membro do Corpo de Cristo é ser chamados a nos relacionar melhor com Deus e com as pessoas. Em lugar de nos tirar do mundo, da vida, das complicações, somos encorajados a seguir de onde paramos, mas vendo e agindo de novas formas, inspirados por Cristo. Aceitando, perdoando a amando como fomos aceitos, perdoados e amados. Tudo isso só está em nós se há humildade em nós. E se há, entendemos o quanto os diferentes são importantes. Compreendemos que precisamos uns dos outros: Ninguém é dispensável. No Reino de Deus não chegaremos a ser quem Deus deseja sem contar com a vida e a companhia uns dos outros. Somos todos necessários uns aos outros. Não se negue ao corpo e nem exclua ninguém. No Reino de Deus não sou, somos!

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui