Ilhéus/Itabuna: Autorizada licitação para duplicação da BR-415

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O trecho de 20 quilômetros da BR-415, que liga os municípios de Itabuna e Ilhéus, no sul da Bahia, será totalmente duplicado, proporcionando mais segurança e comodidade para quem passa pela rodovia federal. Acompanhado do governador Jaques Wagner, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, esteve em Itabuna, na tarde desta segunda-feira (8), onde autorizou a licitação das obras no trecho entre as duas cidades.

A via atual será mantida enquanto outra, pela margem direita do rio Cachoeira, será construída para compor a duplicação. “Estamos dando o início definitivo à execução desta obra fundamental para Ilhéus e Itabuna. Saímos da dúvida para a certeza. Sendo feita do outro lado do rio, as intervenções terão menos impactos sociais com desapropriações”, afirmou o governador.

Serão investidos R$ 116 milhões na duplicação, já garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). A licitação deve ser finalizada em 45 dias e a expectativa é que a obra seja entregue em dois anos. Serão construídos também contornos nos acessos a Ilhéus e Itabuna. Os projetos estão sendo feitos pelas equipes do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).

O ministro Paulo Sérgio Passos relatou que a “obra terá quatro pontes e vai oferecer condição de trafegabilidade, boa operação para todos que dela se utilizam”. Após participar do lançamento da licitação da duplicação da BR-415, o governador Jaques Wagner e comitiva seguiram para a Universidade Federal do Sul da Bahia, onde participaram da aula inaugural.

Redução do número de acidentes

Nascido em Ibicaraí, o motorista Renato Moreira vive há 45 anos com a família em Itabuna. Há mais de três décadas ele percorre o trecho da BR-415 que será duplicado e já presenciou situações marcantes. “Vai melhorar muito porque têm acontecido muitos acidentes. Já perdi parente nessa rodovia. Já prestei muito socorro nessa estrada e com a duplicação vai melhorar cem por cento”.

O governador ressaltou que vários investimentos públicos e privados importantes estão sendo executados na região. “A ferrovia está andando. Estou aguardando a licença do Porto Sul, prevista para esta sexta-feira [12], e os estudos do novo aeroporto de Ilhéus estão em andamento. Esta semana vamos inaugurar dois novos voos comerciais da Azul Linhas Aéreas e o aeroporto de Teixeira de Freitas também foi reformado”.

 

 

 

Fonte: Secom BA

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui