Ilhéus vai sediar, no próximo dia 26 de outubro, no Teatro Municipal, às 19 horas, o I Encantar – Encontro de Corais Grapiúnas, um evento pioneiro na Bahia que vai reunir sete corais do eixo Ilhéus-Itabuna. De acordo com a programação, os corais se apresentarão em um único dia, mostrando a versatilidade de seus estilos e repertórios. Os ingressos custarão R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia), mais um quilo de alimento não perecível, que será doado para a Instituição de Acolhimento Feminino Renascer e para a Casa Lar Reconstruindo o Futuro.
O I Encantar vai contar com a apresentação dos corais Dom Eduardo (Ilhéus); Coral da Uesc (Ilhéus); Coral da Ceplac (Ilhéus); Madrigal CantaVox (Itabuna); Coral Unati (Itabuna); Coral Clave de Sol (Itabuna) e Coral da Santa Casa de Itabuna. Além da apresentação, o projeto oferece também o workshop “Canto Coral e Regência”, ministrado pelo maestro Luiz Moreira (UFBA), com inscrições gratuitas para os coristas e demais interessados da área musical. O workshop será realizado também no dia 26, das 8 às 13 horas, na Fundação Cultural de Ilhéus. As vagas são limitadas e, para se inscrever os interessados devem entrar em contato com a organização do evento, através do e-mail vejoarte@gmail.com.
O I Encantar tem o objetivo de estimular, desenvolver e aprimorar a prática do canto coral,além de mostrar e conscientizar as comunidades sobre sua importância social, educativa e cultural e promover o intercâmbio entre os maestros, regentes, presidentes, coordenadores, professores e coralistas das cidades de Ilhéus e Itabuna. O idealizador do Encantar, maestro Antônio Melo, informou que a ideia é fortalecer esse tipo de movimento, tão socialmente positivo e que traz em si diversas vertentes musicais em cada um dos corais, como o canto afro, renascentista, sacros e populares. “O movimento de canto coral tem potencialidades tanto dentro de instituições, empresas, igrejas, como na sociedade em geral. São essas iniciativas que serão estimuladas com a realização deste projeto”, explicou o maestro.
Na avaliação da produtora-executiva do projeto, Tacila Mendes, o evento é pioneiro em termos de integração dos corais grapiúnas, sendo importante para promoção, fortalecimento e valorização da arte coral regional. A realização do evento é da Vejo Arte Soluções Culturais e da Ativa Ideia Produção Cultural e Comunicação. O projeto também recebeu o apoio da 2ª Chamada do edital Calendário das Artes 2012, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus