A reunião foi pautada por importantes debates, sobretudo na área do turismo, onde o Território do Litoral Sul
Com representantes de 28 municípios do Território de Identidade do Litoral Sul, a plenária do PPA Participativo, realizada no Colégio Modelo de Ilhéus, no sábado (7), teve como destaque os temas relacionados ao turismo e a agricultura familiar. Além dos atores sociais vinculados aos dois setores, o encontro também contou com a presença de pessoas ligadas à educação, movimentos de luta pela terra e comunidades indígenas.
Durante a abertura do evento, o secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro, lembrou que esta segunda série de plenárias participativas do PPA -– a primeira foi em 2007 – tem como objetivo o debate e a formulação de prioridades para a elaboração do orçamento do governo estadual no próximo triênio. Segundo Zezéu, a experiência da Bahia servirá de modelo para a consulta nacional que será feita pelo Governo Federal.
A reunião foi pautada por importantes debates, sobretudo na área do turismo, onde o Território do Litoral Sul, também conhecido como Zona Turística Costa do Cacau, estava representado por empresários, dirigentes públicos e profissionais do setor. A presidente da Câmara Técnica de Turismo local, Mari Gândara, destacou uma dentre algumas prioridades que também podem, inclusive, beneficiar outros segmentos. ““A construção da rodovia ligando os municípios de Belmonte e Canavieiras pode contemplar não só o turismo como o escoamento de produtos na região””, informou.
O secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, ratificou a demanda levantada pela Câmara Técnica e foi além. “Precisamos aproveitar a chegada de importantes equipamentos como a Ferrovia Oeste-Leste – que passará por alguns municípios do Território de Identidade – e fazer com que os trens também transportem passageiros”, disse. Para ele, o turismo não deve ser mais visto como uma atividade restrita ao lazer e ao entretenimento, mas como um importante vetor de desenvolvimento.
Leonelli também defendeu a integração econômica do Turismo com a produção local. “Temos que agregar valor aos nossos produtos regionais e aqui há um grande potencial como o chocolate baiano, que hoje já começa a atravessar fronteiras”, afirmou.
Maria do Socorro Mendonça, líder da Associação Ação Ilhéus, afirmou que já há na região um projeto de Arranjos Produtivos Locais que tem como prioridade o turismo na Costa do Cacau. “Esse projeto gera o desenvolvimento local, respeitando a cadeia produtiva e a integração econômica do território, fazendo com que a produção local seja absorvida pela área de turismo, pelos hotéis e restaurantes, por exemplo”, explica. Ela espera que os APLs tenham continuidade, “pois são estruturantes para o desenvolvimento do setor, fazendo dele uma prioridade”.
Litoral Sul receberá importantes investimentos na área de infraestrutura
Além da Ferrovia Oeste-Leste, que cortará importantes regiões do Estado, o Território de Identidade do Litoral Sul também vai contar com outras importantes alavancas para o desenvolvimento econômico como o Porto Sul. A presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, na plenária do PPA demonstra que o Governo da Bahia está atento às questões de preservação ambiental.
“Essa é uma região com um ativo bastante significativo, pois há uma biodiversidade ampla, alto índice de conservação de Mata Atlântica. Então, o grande desafio que nós temos é a associação do investimento nas áreas econômicas e social com as políticas estruturantes do ponto de vista ambiental””, avalia Spengler, revelando ainda que a mudança da área do Porto Sul da Ponta da Tulha para Aritaguá é um avanço para a implantação do equipamento logístico. “”Temos acompanhado os processos, auxiliando o Governo do Estado, o que mostra o compromisso com a inclusão das pessoas com a preservação do meio ambiente”, disse.
Fonte: Correio da Bahia, com informações da Agecom