Ilhéus: TRT manda pagar o piso nacional aos professores

O Tribunal Regional do Trabalho na Bahia manteve a decisão da 1ª Vara do Trabalho de Ilhéus. A juíza Alice Catarina Pires tinha determinado que a prefeitura pagasse o piso nacional do magistério aos professores, mas ele recorreu.

De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, tem 30 dias para cumprir a decisão. Caso descumpra a ordem judicial, o prefeito terá que pagar R$ 500 por dia.

O piso nacional é de 1.917 para quem trabalha 40 horas semanais. Esse valor deve ser pago a todos os professores da rede pública do país, mas poucas prefeituras têm conseguido respeitar a lei.

No sul da Bahia, além de Ilhéus, Almadina, Itajuípe e Camacan fazem parte da lista dos que não pagam o piso nacional. Os prefeitos alegam que não têm condições financeiras para pagar o piso.

Quando ele foi criado, havia a promessa de que o governo federal arcaria com o necessário para completar o piso, mas isto nunca foi cumprido e a responsabilidade ficou inteiramente com os municípios.

Fonte: A Região

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui