Ilhéus trabalha para organizar cadeias produtivas da economia

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Agricultura e Pesca (Seap), vem promovendo reuniões com produtores e representantes de órgãos ligados aos setores agroindustriais de Ilhéus, desde o último mês de janeiro. A proposta é organizar a cadeia produtiva de diversos itens, com o objetivo de fortalecer a economia do município. Durante os primeiros encontros, os participantes elaboraram um plano de desenvolvimento e criaram três grupos de trabalho: Organização da Produção, Derivados do Cacau e Elaboração e Execução de Políticas Públicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na última reunião do grupo de trabalho Derivados do Cacau – eixo que busca agregar valor ao produto através da fabricação de chocolates, doces e polpas –duas importantes decisões foram tomadas, a formalização dos produtores em pessoas jurídicas e a criação de um plano de negócios. O secretário de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, afirma que este plano inclui diversos aspectos inerentes à industrialização, como layout, rótulos e embalagens, código de barras, gestão de vendas, boas práticas de fabricação e inscrição no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Sebastião Vivas explica que os produtores ficarão responsáveis pelos custos referentes ao processo de suas formalizações em pessoas jurídicas, enquanto que o plano de negócios será custeado integralmente pelo Sebrae. Segundo o secretário, o órgão promoverá na sua sede, localizada na Avenida Dois de Julho, uma série de reuniões com os produtores, no período de 24 a 27 deste mês. Na oportunidade, um consultor estará fornecerá todas as informações necessárias para a operacionalização da cadeia do cacau.

Vivas informa também que, inicialmente, 25 produtores de sementes ou de derivados de cacau de várias localidades de Ilhéus, como Couto, Retiro, Rio do Engenho, Vila Olímpio e Vila Cachoeira, serão beneficiados pelo plano de negócios, instrumento que também abrangerá a divulgação dos produtos industrializados nas principais feiras e revistas especializadas do país.

Otimismo

O secretário diz que está bastante otimista com relação a esse trabalho conjunto, que visa defender a cultura do cacau e seus derivados, consolidando as políticas públicas centradas no agronegócio e na atividade pesqueira. “Com muito trabalho e o apoio dos produtores e órgãos ligados ao setor, vamos conseguir organizar o processo produtivo da pesca e da agroindústria em Ilhéus”, espera. Além do Sebrae, o plano de desenvolvimento agroindustrial conta com o apoio da Ceplac, EBDA, ADAB, Bahia Pesca, Ibama, Coofasulba, Sindicato Rural de Ilhéus, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ilhéus, Instituto Cabruca e Instituto Nossa Ilhéus.

 

Fonte: Ascom da prefeitura

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui