A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde para o combate da mortalidade materna e infantil. A rede visa um modelo de atenção à saúde que começa no planejamento familiar e na confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal, parto, pós-parto e até os dois primeiros anos de vida da criança.
Na última quarta-feira (31) o Ministério da Saúde destinou mais R$ 77,3 milhões para as ações da estratégia Rede Cegonha no estado da Bahia. Esta estratégia contempla o custeio de leitos de UTI, leitos para gestação de alto risco, UTI neonatais, UCI Canguru, Casas de parto Normal, Casa da gestante e do bebê. Na Bahia, o plano de ação da rede Cegonha contempla 15 municípios e Ilhéus está entre eles.
A cidade foi uma das primeiras a aderir ao programa Rede Cegonha e já se prepara para o recebimento desses investimentos. Reforçar a rede municipal de saúde, viabilizar a qualidade do atendimento da atenção básica e dos centros de referência, além da sensibilização dos profissionais da rede para a importância da atenção materno infantil são algumas das diretrizes já desenvolvidas para que o programa Rede Cegonha seja implantado com sucesso em Ilhéus.
As ações previstas na Rede Cegonha têm o objetivo de qualificar, até 2014, toda a rede de assistência à saúde da mulher e do bebê, ampliando e melhorando as condições para que as gestantes possam dar à luz e cuidar de seus filhos de forma segura e humanizada.