Ilhéus: Secretário afirma que irá apagar ciclofaixa criada por grupo

Integrantes do coletivo ‘Reúne Ilhéus’ pintaram a ciclofaixa no último dia 31.

Acionado pelo município, líder do grupo diz que não participou da ação.

Ilhéus: Secretário afirma que irá apagar ciclofaixa criada por grupoIntegrantes do coletivo de resistência “Reúne Ilhéus” pintaram uma ciclofaixa na Avenida Lomanto Júnior, também conhecida como Pontal, em Ilhéus, a cerca de 460 km de Salvador. A ação ocorreu na madrugada do dia 31 de dezembro. Por não ter autorização da prefeitura e ser considerada irregular, a administração municipal informou que a ciclofaixa será apagada.

Em entrevista nesta terça-feira (7), o secretário de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, disse que o líder da ação foi notificado. “Acionamos o responsável, que procurou a imprensa para anunciar esse feito e ele é um fiscal de postura do município, e o próprio código de postura proíbe isso. A faixa será apagada. A prefeitura o notificou para que ele, junto com os companheiros, apaguem. Isso tem uns 3 dias. Agora a prefeitura vai apagar. Ele está sendo multado em dez salários mínimos e ações penais criminais”, disse.

Mário Schneider, líder do movimento “Reúne Ilhéus”, afirmou em entrevista que não participou da pintura da ciclofaixa. “Essa não foi uma ação oficial do grupo, mas realizada por alguns integrantes. Recebi uma notificação da prefeitura dizendo que eu estava envolvido, mas não estou. Eles acharam que fui eu porque apoiei a criação de ciclofaixas na cidade através de publicações em redes sociais. Sou a favor da cliclofaixa, mas não participei”, conta Mário.

Ainda de acordo com o líder do “Reúne Ilhéus”, um engenheiro da cidade apresentou para a prefeitura um projeto de ciclofaixa que seria gratuito para o município. O gasto seria na implantação, mas a conversa não teve resultado.

Além disso, Mário criticou a ação da administração municipal. “Esse ato [criação da ciclofaixa] não era para eles [secretários e prefeitura] criminalizarem, era para aproveitar e conversar com as pessoas”, disse.

Já o secretário de Desenvolvimento Urbano disse que Ilhéus será contemplada com uma ciclofaixa, mas a que foi criada pelo grupo “Reúne Ilhéus” não é adequada. “Como Ilhéus é um município muito antigo, não é fácil atender totalmente à legislação. Lá não tem a largura adequada. Onde eles pintaram têm várias saídas de vias. No lado oposto é uma faixa exclusiva para ônibus, que é boa e desafogou o trânsito na região. Agora estamos fazendo também uma ciclovia recreativa no Parque da Avenida Soares Lopes” conclui o secretário.

 

 

 

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui