Durante três dias, 94 profissionais discutiram sobre técnicas de rolamento, de direção defensiva, de imobilização, e de retirada de capacetes, além de atendimento a vítimas em veículo de difícil acesso, bem como aulas de ética profissional e motivação da equipe.
O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Ilhéus realizou, no último final de semana, o primeiro seminário de capacitação, com o título “Promovendo Mudanças de Atitude”, que contou com a participação de 94 profissionais das bases de Arataca, Gandu, Teolândia, Una, Valença, Uruçuca e Itacaré. O evento foi aberto na sexta-feira, dia 31, no auditório da Faculdade Madre Thaís, com a presença do secretário de Saúde local, Antônio Ocké, além de vários representantes dos municípios participantes. O coordenador regional do Samu Ilhéus/Valença, Marcos Vinícius Gonçalves Pinto, realizou a palestra sobre o tema central do encontro.
Nos dois dias seguintes, sábado e domingo (dias 1º e 2/11), as atividades ocorreram no SESI/Ilhéus, das 7h30 às 19h30, com intervalo para o almoço. Durante o período, foram realizados serviços de capacitação, como as rotinas internas e externas, direção defensiva, técnicas de imobilização, de retirada de capacetes, de rolamento, além de socorro de vítimas em veículos de difícil acesso, bem como aulas de ética profissional e motivação da equipe. Para Marcos Vinícius, todos os envolvidos no treinamento dedicaram-se ao máximo em apreender novas técnicas para aperfeiçoar os atendimentos de urgência.
Núcleo de Educação Permanente – Um dos destaques do encontro, foi a decisão de cada base do Samu em instalar o Núcleo de Educação Permanente (NEP), e que, ligado ao Núcleo de Educação em Urgência (NEU), tem como principal objetivo a qualificação dos profissionais. De acordo com o secretário Antônio Ocké, a educação permanente em saúde promove a transformação do processo de trabalho, orientado para a melhoria da qualidade dos serviços. “Parte, portanto, da reflexão sobre o que está acontecendo no setor e sobre o que precisa ser aperfeiçoado”, afirmou.
Conforme lembra o secretário Ocké, o Samu de Ilhéus foi fundado em 2005 e faz parte da macrorregião sul, e, atualmente, volta-se para implantar a sede Central de Regulação de Urgência Ilhéus/Valença, que fará a cobertura de atendimentos pré-hospitalar de 21 municípios, totalizando uma população de 621.485 habitantes. Neste sentido, afirma Antônio Ocké, já estão sendo adotadas inúmeras medidas para dar início as obras desta sede regional, dentro de todos os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.
Trotes – A constância dos trotes ao serviço foi outro tema debatido no evento. Segundo o coordenador Marcos Vinícius, somente no último mês de setembro, o Samu de Ilhéus registrou 404 ocorrências deste tipo. “Por mais incrível que possa parecer, a maioria destes trotes é realizada por pessoas adultas, que deveriam ter uma visão bem mais ampla dos serviços que prestamos para toda a população”, relatou.
Secretaria de Comunicação Social (Secom)