O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, recebeu a confirmação de que o município receberá mais R$ 250 mil para a obra de reforma do Teatro Municipal, obtidos a partir de emenda parlamentar do deputado federal Mário Negromonte. Em março passado, também através de emenda do presidente do PP baiano, o município já havia garantido verba de R$ 500 mil para esta obra.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Paulo Atto, os recursos serão investidos em diversas intervenções físicas, como a substituição das poltronas, requalificação dos camarins e dos banheiros, recuperação das vigas estruturais e da cobertura da casa das máquinas e a implementação de melhorias nos sistemas de iluminação e de ar condicionado.
A reforma do Teatro Municipal inclui a execução de obras voltadas para ajustar o espaço aos novos padrões de acessibilidade. Estão previstas também a compra de equipamentos técnicos da área cênica e a realização de serviços de limpeza, pintura e higienização geral do espaço cultural.
Por motivos de segurança, a Prefeitura de Ilhéus teve que cancelar, em fevereiro, as atividades do teatro, após a realização de perícia por engenheiros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Naquela oportunidade, a fim de evitar prejuízos ao segmento cultural, o prefeito assumiu o compromisso de buscar, o mais rápido possível, os recursos necessários para à recuperação do equipamento.
General Osório – Jabes Ribeiro também busca recursos, junto às esferas estadual e federal, para recuperar o prédio General Osório, onde funcionavam a Biblioteca Municipal e o Arquivo Público. Após visitas técnicas, vistorias e transferência dos documentos que compõem o arquivo, o espaço foi beneficiado pela instalação de tapumes visando inibir a ação de vândalos.
Outra medida importante adotada pelo prefeito foi a criação, por meio do Decreto 034/2013, da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da Prefeitura de Ilhéus, com o objetivo de coordenar o processo de análise, ação e seleção da documentação produzida e acumulada no âmbito da administração pública municipal. “Integra esta comissão um grupo da Universidade Estadual de Santa Cruz, coordenado pela professora Janete Macedo, que está refazendo todo o trabalho de seleção dos milhares de itens que compõem o Arquivo Público”, ressalta Paulo Atto.
Espaços – O Teatro Municipal de Ilhéus e o prédio General Osório são dois dos espaços histórico-culturais mais importantes do município e da região. Inaugurado em 1932, com a grafia Cine-Teatro Ilhéos, o TMI foi totalmente reconstruído em 1986, durante o primeiro mandato do prefeito Jabes Ribeiro. Pelo espaço, já passaram grandes nomes do teatro e da televisão, como Raul Cortez, Chico Anysio, Benvindo Sequeira, Patrícia Pillar, Juca Chaves, Vera Fischer, Lucélia Santos, Elisabeth Savala e Baden Powell.
Por sua vez, o General Osório foi inaugurado em 31 de dezembro de 1915 como a primeira escola pública municipal de Ilhéus, passando, logo depois, a se chamar Grupo Escolar General Osório. No ano de 2002, durante seu terceiro mandato, o prefeito Jabes Ribeiro promoveu no local uma ampla reforma instalando ali a Biblioteca Adonias Filho e o Arquivo João Mangabeira.
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 25.06.13