Um grande público se reuniu na Avenida Soares Lopes, durante os três dias de festa do Viva Ilhéus, para comemorar o aniversário de 479 anos de fundação de Ilhéus e 132 anos de emancipação política, e festejar a tradição junina. Milhares de pessoas, a maioria formada por jovens, curtiram o evento com alegria e tranqüilidade, embaladas pelo forró das bandas que ocuparam os dois palcos da festa, a exemplo de Estakazero, Colher de Pau, Cacau com Leite, Daniel Vieira, Zabumbahia, Flor do Forró, Mel de Forró, Luiz Bob e os Gonzaga, Xote Apimentado, Forró 4 Estações, entre outras.
As quadrilhas juninas Forró do Dinossauro, A Faísca e Fogo, Cia do Forró, Noisnumliga e Trakinos do Forró, entre outras, também foram responsáveis pelo sucesso da festa por atraírem um grande público durante suas apresentações no palco dois do Viva Ilhéus. O evento conciliou a tradição junina e os festejos pelo aniversário de Ilhéus, com patrocínio do Governo do Estado, através da secretaria de Turismo e da Bahiatursa.
Consciente da dificuldade financeira pela qual passa a Prefeitura, o analista de sistemas Eugênio Caetano, 33 anos, destaca a importância da integração popular e da valorização da cultura nordestina, pontos relevantes que o evento abarcou. “É importante a realização do evento porque apesar das dificuldades sociais que vivemos, a população precisa ter um momento de descontração, onde as pessoas possam brincar com sua família e amigos. É bom para o convívio social”, completou.
Eduardo Júnior, de 22 anos, afirmou que compareceu a todos os dias do Viva Ilhéus e apontou o que mais gostou no evento. “As atrações estão boas, mas Estakazero, para mim, foi a melhor”. Já o gerente comercial Neto Mello, 26 anos, parabenizou o evento e a proposta de unir as duas comemorações. “Quero parabenizar pela idéia de comemorar em uma só festa o aniversário e o São Pedro. Foi uma boa alternativa para não deixar de valorizar a cultura e a nossa cidade”, frisou.
O secretário de turismo, Alcides Kruschewsky, faz um balanço da festa, em paralelo, com a realidade do município. “Pelas condições que nós vivemos, o evento Viva Ilhéus comemorando o aniversário da cidade, e satisfazendo aquela vontade da população de dançar o forró, considero que atingiu o resultado esperado. Nós enfrentamos ainda grandes dificuldades financeiras, mas não poderíamos deixar em branco uma data tão importante quanto a comemoração dos 479 anos de fundação da nossa cidade. O comparecimento expressivo da população prova que Ilhéus queria este momento de alegria”, ressaltou.
O secretário de Cultura, Paulo Atto, evidenciou as múltiplas atrações que contemplaram as comemorações pelo aniversário da cidade. “O evento agregou a pluralidade de linguagens com a exposição dos desenhos e a palestra sobre Carybé e sua relação com Jorge Amado, as quadrilhas juninas que deram um show na Soares Lopes, mantendo uma importante tradição popular ilheense; os shows de forró para o grande público presente, além do anúncio de novas e importantes obras para a cidade”, acrescentou.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus