A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), promoveu, na última sexta-feira (16), no Ginásio de Esportes Herval Soledade, um casamento comunitário para 23 casais que participam de grupos e atividades ofertadas pelas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) instaladas na cidade. O evento, inédito no município, nesse contexto dos CRAS, contou com a participação de mais de 500 pessoas.
Com o apoio dos cursos de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal e de Tecnologia em Embelezamento e Imagem Pessoal, da unidade local da Universidade Norte do Paraná (Unopar), as noivas receberam uma tarde de cuidados que incluiu limpeza de pele, cabelo e penteado, e maquiagem para o casório. Após uma breve cerimônia religiosa, os casais puderam trocar alianças através da solenidade civil realizada pelos servidores da Vara de Família do Fórum Epaminondas Berbert de Castro. A maioria dos casais já convivia há muito tempo e através deste casamento pode oficializar a união.
O secretário da pasta, Kácio Brandão afirmou que “através do empenho dos funcionários, que organizaram o evento com maestria, pudemos ter a certeza de um trabalho bem realizado no momento em que vimos a alegria desses casais e de suas famílias”. Ainda de acordo com ele, as parcerias foram muito importantes para a realização do casamento. “Agradecemos a todos os parceiros deste evento, como o Hotel Praia do Sol, que ofertou uma diária com direto a café da manhã para um casal”.
A dona de casa Ângela Maria Reis, moradora do bairro Nossa Senhora da Vitória e frequentadora do CRAS da localidade, informou que “o casamento foi além do que eu esperava, pela organização e pelo cuidado comigo”. Para ela, que é mãe de três filhos e há cinco anos mora com o esposo, foi um grande passo oficializar a união. O Cras promove a criação de grupos de convivência para idosos, crianças e gestantes no bairro em que está instalado, atendendo também a indivíduos e famílias de bairros do seu espaço de abrangência.
Em Ilhéus, as unidades do Cras podem ser encontradas nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Barra, Olivença, Teotônio Vilela e Banco da Vitória e sua extensão no Salobrinho. Os centros funcionam como a “porta de entrada” para os serviços prestados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, e oferecem serviços de orientação e proteção básica em áreas de maior risco social, além de disponibilizar para os usuários da rede socioassistencial, atendimento psicossocial.
Secom – Prefeitura