Ilhéus: Prefeitura inicia implantação da 1ª etapa da coleta seletiva

O Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, está iniciando esta semana a primeira etapa do processo de implantação da coleta seletiva em Ilhéus. O trabalho, que conta com a participação de 26 grandes geradores de lixo estabelecidos na zona sul, incluindo hotéis, pousadas e diversos outros segmentos empresariais, será realizado toda semana, sempre as terças e quartas-feiras. Para viabilizar o projeto, decisivo para a melhoria da limpeza pública em geral, a Prefeitura Municipal conta com a parceria da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Município (Coolimpa).

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Gérson Marques, enfatiza que, posteriormente, o trabalho será estendido para toda a cidade. Segundo ele, dando continuidade a esse processo de expansão. “No próximo dia 26, a Prefeitura de Ilhéus estará ampliando essas ações para os domicílios localizados nos bairros do Hernani Sá, Sítio São Paulo e Sapetinga, todos na Zona Sul”, informa Marques, acrescentando que, nesse caso, “a coleta do material reciclável será efetuada nas manhãs de sábado”.

Gérson revela que a coleta do material reciclável – como metais, vidros, papéis e plásticos – será realizada sempre por um veículo específico para este tipo de trabalho. Segundo ele informa, dos pontos de coleta, o material seguirá para o aterro sanitário de Itariri e será entregue aos catadores da Coolimpa, que farão o beneficiamento, processo que inclui triagem (separação por cores, tipos e tamanhos), lavagem, secagem, prensagem, moagem e enfardamento. “A última etapa consiste na venda às indústrias recicladoras”, reitera o secretário de Desenvolvimento Urbano, salientando que mais de 60 por cento da obra de requalificação do aterro de Itariri encontra-se concluída, devendo o mesmo entrar em operação no mês de dezembro.

Ao fazer um breve balanço das ações desenvolvidas até aqui na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Gérson Marques cita como principal realização a implantação de um novo sistema de coleta de lixo na cidade. “Ao assumirmos a secretaria, encontramos uma situação muito difícil. Só para termos uma ideia, para realizarmos todo o trabalho, tínhamos, apenas, três caminhões. Hoje, com a ampliação e modernização das ações, passamos a utilizar oito veículos e já é possível realizar ações como essa”, afirma.

 

Fonte: Ascom da Prefeitura de Eunápolis

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui