Ilhéus: Prefeitura implanta sistema de drenagem em rua do Teotônio Vilela

A obra faz parte de um conjunto de ações planejadas pela Prefeitura de Ilhéus, com recursos do governo Federal, que inclui requalificação de praças e canteiros, além de contenções de encosta, recuperação de acessos e passeios, instalação de corrimãos e reparos de escadarias nos morros.

Ilhéus: Prefeitura implanta sistema de drenagem em rua do Teotônio Vilela

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Está em andamento a implantação do sistema de drenagem da Rua Campo Verde, no Bairro de Teotônio Vilela, em Ilhéus, o que vai possibilitar o escoamento da água pluvial, evitando alagamentos. A ação, que também será realizada na Praça das Mangueiras, no Nelson Costa, teve início nesta quarta-feira, dia 18, e integra conjunto de obras infraestruturantes e de reurbanização planejadas pela Prefeitura Municipal, com a primeira parcela dos recursos destinados pelo governo Federal para atendimento emergencial aos municípios, da ordem R$ 1.474.448,74. A segunda parcela, com o mesmo valor, está prevista para ser liberada em abril de 2014.

Conforme afirma o prefeito Jabes Ribeiro, as intervenções fazem parte do processo recuperação do município. “Estamos firmes cumprindo o nosso objetivo de recuperar a nossa cidade e devolver a autoestima ao ilheense. Por isso, seguimos formando parcerias, captando recursos junto a outros entes governamentais e, principalmente, buscando o apoio da população, tanto para indicar as ações necessárias quanto para avaliar a nossa atuação, o que acabou resultando na criação do Pacto por Ilhéus”, atesta o prefeito.

No dia 2 deste mês de setembro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) deu inicio às ações de contenção de encostas, instalação de calha de drenagem e recuperação da pavimentação e de escadarias nos altos da Esperança e da Soledade. Estas e outras intervenções, como recuperação de acessos e passeios e instalação de corrimãos, estão previstas para ser executadas também nos altos Rua do Cano, da Tapera, do Amparo, do Cacau, do Coqueiro, do Seringal, da Uberlândia, do Basílio, dos Carilos e São Luiz.

Também está no planejamento da Sedur, a requalificação dos canteiros centrais das avenidas Itabuna, Princesa Isabel, Petrobrás e Antônio Carlos Magalhães, além dos existentes no bairro do Iguape e no trecho que vai do quilometro zero da rodovia Ilhéus/Canavieiras até o Ceplus.

Recuperação de Praças

No que se refere à reurbanização das praças, está programada a recuperação das áreas verdes (com projeto de jardinagem) das luminárias, dos bancos. Em alguns locais, serão implantados parques infantis e aparelhos de musculação. Ilheenses que usufruem da Quadra Poliesportiva da Barra e do Centro Social Urbano (CSU) vão contar com novos equipamentos públicos. Também serão beneficiados os moradores do entorno das praças Castro Alves, Santa Rita, das Mangueiras, dos bairros do Nelson Costa, do Hernani Sá e da Avenida Litorânea Norte. Já a reurbanização da Praça do Jardim Savoia será realizada em parceria com a comunidade.

A Praça do Pontal também passará por processo de requalificação e contará com a parceria do grupo André Guimarães. O projeto desenvolvido pela arquiteta Simone Flores, indicada pela empresa, será apresentado à comunidade antes do início das obras. Outras ações planejadas para ser executadas com os recursos do governo.

Operação Tapa Buracos

Além desses recursos para atendimento emergencial dos municípios, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, firmou convenio com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), que resultou na captação de cerca de R$ 600 milhões que estão sendo aplicados na operação tapa buracos, recuperando os pontos mais críticos da pavimentação nas principais vias da cidade.

A operação teve início no dia 23 de agosto e já contemplou as avenidas Soares Lopes, Lomanto Júnior, Esperança e Luís Eduardo Magalhães, além de pontos do Teotônio Vilela, do Pontal e trechos da zona norte, como nos bairros do Savóia, Barra e ruas do Centro Social Urbano (CSU), chegando ainda às ruas e transversais do Parque Infantil.

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui