Ilhéus: Prefeitura comemora o Dia do Idoso com atividades lúdicas

Unidades do Cras realizaram ações como caminhada, visita à Estância Hidromineral e baile

O Dia do Idoso, lembrado em 1° de outubro, foi comemorado pelas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Ilhéus com inúmeras atividades voltadas ao público. Mantidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), as unidades do Cras podem ser encontradas nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Barra, Olivença, Teotônio Vilela, Banco da Vitória e sua extensão no Salobrinho.

Em suas atividades o Cras promove grupos de convivência para idosos, crianças e gestantes no bairro em que está instalado, atendendo também indivíduos e famílias de bairros do seu espaço de abrangência. Através da criação de vínculos entre esses grupos, os orientadores e facilitadores sociais promovem ações que elevem a autoestima dos usuários e potencializam suas habilidades e dons.

No dia primeiro, os idosos de Olivença e do bairro Nossa Senhora da Vitória participaram de um café da manhã e de um dia de lazer nas piscinas da Estância Hidromineral da localidade. Já o Cras do Teotônio Vilela realizou atividades com os idosos do Abrigo São Vicente de Paulo.

O Cras Norte, localizado na Barra, realizou uma grande caminhada para lembrar esta data tão importante. De acordo com o titular da SDS, Jamil Ocké, “o idoso é muito importante para a sociedade, pois ele tem o conhecimento que nós precisamos para a vida, então nós devemos comemorar essa data e valorizar nossos idosos”.

Cras – O programa funciona como a “porta de entrada” para os serviços prestados pela SDS, oferecendo serviços de orientação e proteção básica em áreas de maior risco social, além de disponibilizar para os usuários da rede socioassistencial atendimento psicossocial, encaminhamento para diferentes tipos de atendimento na sede da secretaria.

BPC – Além do Cras, os idosos com mais de 65 anos de idade, podem contar também com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O BPC é individual, intransferível e não vitalício e possibilita ao idoso a partir de 65 anos e às pessoas com deficiência a garantia de uma transferência de renda mensal no valor de um salário mínimo, desde que comprovem a impossibilidade de garantir seu sustento próprio e da família.

Para obter o beneficio, é necessário que a renda mensal per capta da família seja inferior a um quarto do salário mínimo. É importante ressaltar que o recurso não corresponde a aposentadoria nem a pensão e não dá direito ao 13º salário.

Interessados em adquirir o benefício devem comparecer à SDS, localizada na Rua Mário Alfredo, s/n, Conquista portando os originais de Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Comprovante atualizado de residência de todas as pessoas que moram na casa. Se houver criança no domicílio é necessário levar Certidão de Nascimento.

Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui