Ilhéus: Prefeito apresenta ao Ministro da Integração Nacional projeto para conter a erosão no litoral norte

Projeto foi entregue pelo prefeito Jabes Ribeiro ao ministro Gilberto Occhi, em Brasília, nesta quinta-feira, 27.

Com o objetivo de dar continuidade às obras de contenção do avanço do mar nos bairros São Miguel e São Domingos, no litoral norte de Ilhéus, o prefeito Jabes Ribeiro entregou ontem, quinta-feira, dia 26, ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em Brasília, o projeto técnico para a retomada da construção dos espigões naqueles locais. O bairro São Miguel, habitado por pescadores, é o mais atingido. Uma parte do bairro já foi comprometida pelos efeitos da erosão marítima.

A proposta, segundo o prefeito, inclui a construção de dois novos espigões, estruturas que servem para direcionar a corrente marítima e impedir que atinjam as margens, e a recuperação dos já existentes, além da reurbanização da orla norte, deteriorada pela força do mar. Ó gestor aguarda uma resposta de avaliação do projeto ainda neste primeiro semestre de 2015.

O encontro contou com a participação do deputado federal Roberto Brito, e do secretário de Desenvolvimento Urbano do município, Isaac Albagli. Conforme técnicos, o progressivo avanço do mar sobre o Bairro São Miguel começou a ser constatado anos após a construção do Porto de Malhado em mar aberto. O prefeito Jabes Ribeiro sempre demonstrou preocupações sociais e ambientais com relação ao problema. No segundo mandato, o prefeito Jabes Ribeiro iniciou gestões que resultaram na construção dos primeiros espigões.

O assunto tem sido discutido com autoridades estaduais e federais. Em dezembro de 2013, as localidades de São Miguel e São Domingos foram visitadas pelo superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto, e pelo então deputado federal e hoje vice-governador do Estado, João Leão (PP), acompanhados pelos secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo e de Desenvolvimento Urbano, Antonio Vieira e Isaac Albagli.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Antonio Vieira, disse que a erosão costeira nos bairros do São Miguel e São Domingos está diretamente ligada à construção e ampliação do Porto do Malhado. “Infelizmente, por conta disso, testemunhamos, no decorrer dos anos, o desaparecimento de casas e até de ruas”, lamentou. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus, Isaac Albagli, que acompanhou o prefeito na reunião em Brasília, o ministro Gilberto Occhi se comprometeu a avaliar com afinco o projeto e não descartou novas visitas técnicas à cidade para ver de perto a situação. Na última visita, em 2013, o superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto, já havia se comprometido a acompanhar de perto o processo de licenciamento ambiental da obra.

Turismo – Além de beneficiar milhares de moradores, a conclusão do projeto de contenção da erosão marítima no São Miguel e no São Domingos, localizados na zona norte da cidade, também favorecerá o desenvolvimento do turismo na região. Em função de suas belezas naturais, marcadas por belas praias, as localidades estão entre as mais apreciadas e visitadas pelos turistas.

 

Secretaria de Comunicação Social – Secom.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui