Ilhéus: Ponto alto da campanha contra a raiva será neste sábado

O próximo sábado, dia 28 de julho, foi a data escolhida como ponto alto da campanha de vacinação antirrábica. O “Dia D” contra a raiva em Ilhéus contará com mais de 20 pontos de vacinação extras espalhados pela cidade, com o objetivo de realizar a imunização de cães e gatos. Alto de São Sebastião, central de abastecimento do Malhado, Cae III (antigo Sesp), Posto de Saúde Almiro Vinhais, no bairro Princesa Isabel, praça Santa Rita e Policlínica na Conquista, são algumas das opções para vacinação dos animais.

Além desses locais, estarão disponíveis pontos nos seguintes bairros: PSF I e II do Basílio, PSF I, II, III e IV e Posto de Saúde Euller, no bairro Teotônio Vilela; Posto de Saúde do Salobrinho, Unidade Básica e posto de abastecimento de combustíveis do bairro Banco da Vitória. Na zona sul haverá equipes de vacinação no PSF I e II e na praça da Mangueira, no bairro Nelson Costa; PSF do bairro Nossa Senhora da Vitória, Postos de Saúde do Ilhéus II, Urbis e Olivença, além do posto Herval Soledade, no Pontal; e na Associação de Moradores da Urbis.

A zona norte da cidade também estará coberta com pontos de vacinação no Batalhão da Polícia Militar, na Barra; no PSF do Iguape, Posto de Saúde Sarah Kubitschek, no Parque Infantil, Posto de Saúde do Centro Social Urbano (CSU) e na Unidade de Saúde do São Miguel. Todos os pontos extras de vacinação funcionarão das 8 às 17 horas. A finalidade é disponibilizar diversos locais para facilitar o acesso da população à vacina, para que eles não deixem de imunizar seus animais.

A campanha antirrábica teve início no dia 9 de julho e segue até o dia 9 de agosto. Durante este período a vacinação acontecerá diariamente no CAE III (antigo Sesp). A meta segundo a coordenação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus é imunizar 80% da população de cães e gatos existentes na cidade, estimada em 34.751 animais.

No período da campanha acontecerá também o atendimento em domicílio. Este atendimento é destinado apenas aos proprietários de animais de grande porte, com dificuldade de locomoção e muito agressivos, ou ainda a pessoas que possuam mais de cinco animais de grande porte em casa. Devem ser vacinados todos os cães e gatos a partir de três meses de vida e a vacina deve ser tomada uma vez por ano. Os animais vacinados pela primeira vez, independente da idade, devem voltar para uma segunda dose após 30 dias.

A raiva ou hidrofobia não tem cura e mata assim que aparecem os sintomas. A única maneira de prevenir é através da vacina. A doença é passada aos seres humanos através da saliva de cães ou gatos contaminados, de mordidas, lambidas ou arranhões. Por isso, em caso de algum tipo de agressão é preciso lavar o ferimento com água e sabão. Também é necessário procurar atendimento médico o mais rápido possível e comunicar o Centro de Controle de Zoonoses através do telefone (73) 3634-4434.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui