Decreto é para os bairros de São Miguel e São Domingos, na zona norte.
Por meio da medida, município pode executar medidas sem licitação.
O avanço da maré na orla da zona norte do município de Ilhéus, no sul da Bahia, fez a prefeitura decretar situação de emergência nos bairros São Miguel e São Domingos. Nos últimos dias, a força do mar tem feito a água invadir quiosques, destruir coqueiros e calçadas. Até um trecho da BA-001, que liga a região à cidade Itacaré, sofreu danos.
Por meio do decreto, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários atingidos. As obras devem ser concluídas no prazo máximo 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização da emergência.
Conforme a prefeitura, para diminuir a força com que as ondas chegam à faixa de areia, será reconstruída a barreira de pedras que fica na orla dos bairros atingidos. A prefeitura também conta que um projeto foi entregue ao Ministério da Integração Nacional e ao Governo da Bahia pedindo a construção de dois espigões na Praia de São Domingos e a revitalização dos que já existem na praia de São Miguel.
A reconstrução de ruas e da rodovia que foram danificadas pela água também fazem parte da solicitação feita pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. O estado de emergência na zona norte de Ilhéus foi decretado na terça-feira (11).
G1