Ilhéus: Mais uma mineradora usará o Porto Sul

A empresa Sul Americana de Metais planeja instalar, em área próxima ao complexo Porto Sul, em Aritaguá, zona norte de Ilhéus, uma unidade de recebimento de minério de ferro para exportação.

A proposta é integrar seu projeto Vale do Rio Pardo, implantado em Grão Mongol (Minas Gerais) a Ilhéus, transportando o minério pelo sistema de mineroduto (sistema de tubulações para conduzir o minério).

A apresentação do projeto foi feita na tarde desta terça-feira (28) por Marco Túlio Naves de Carvalho, um dos diretores do grupo, ao prefeito Newton Lima, secretários e assessores municipais.

Ele afirmou que a previsão é entrar em funcionamento a partir de 2015. A Sul Americana de Metais extrai e vende, foi criada em 2006 pelo Grupo Votorantim e tem sede em Minas Gerais, onde estão suas principais jazidas.

Marco Túlio informou que o projeto Vale do Rio Pardo produz e transporta 25 milhões de toneladas por ano, com 65% de teor de ferro. O mineroduto terá aproximadamente 482 km, atravessando 21 municípios em Minas e Bahia.

A tubulação fica, em quase sua totalidade, enterrada a uma profundidade de 1,5 metro. A empresa já realizou estudos técnicos e ambientais e aguarda parecer do Ibama.

A etapa seguinte será promover audiências públicas em Ilhéus, para discutir questões ligadas aos impactos ambientais e riscos de acidentes ou incômodos à população.

 

Fonte: A Região

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui