A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Educação, está entregando mais três salas multifuncionais nas escolas da rede municipal de ensino. Além da sala na Escola Municipal Themístocles Andrade (EMTA), no bairro Teotônio Vilela, inaugurada no último dia 16, também passama funcionar esta semana as unidades de Recursos Multifuncional das Escolas Nucleadas de Sambaituba e ainda na Escola Nucleada no Banco do Pedro. No total serão 18 unidades que funcionarão como um espaço onde alunos e pais poderão receber atendimentos necessários à resolução de problemas existentes no âmbito escolar, seja de ordem pedagógica ou psicossocial.
Considerado como um importante instrumento de inclusão de estudantes, as unidades de atendimento multifuncional são salas voltadas para o atendimento de crianças com necessidades especiais, incluindo autismo, dislexia, problemas de locomoção e deficiência visual e intelectual. A secretária municipal de Educação, Lidiney Campos, explicou que as salas multifuncionais são espaços onde se faz de fato a inclusão e é considerada como uma vitória para a aprendizagem e para o ensino público. “A inclusão escolar já é uma realidade em Ilhéus”, comemorou. Lidiney Campos também falou do importante papel que tem a equipe que trabalha diretamente com nas salas multifuncionais. “Quem trabalha com crianças especiais são pessoas dotadas de muito amor e são também pessoas muito especiais”, complementou a secretária de Educação.
Terça-feira, 23, foi entregue a sala multifuncional das Escolas Nucleadas de Sambaituba, buscando atender aos alunos do distrito e de comunidades vizinhas. Já na quarta-feira ,24, foi inaugurada a sala multifuncional na Escola Nucleada no Banco do Pedro. As novas unidades, conforme explicou a coordenadora de Salas de Recursos Multifuncional, Danniely Pimentel, contam não somente com equipamentos que vão possibilitar uma integração maior dos estudantes, mas também com profissionais capacitados e qualificados para o trabalho de acompanhamento e orientações desses alunos portadores de necessidades especiais.
A primeira unidade foi inaugurada no dia 6 de junho na Escola Municipal Heitor Dias, que conta com 43 estudantes com necessidades especiais e que a partir da nova sala multifuncional passaram a dispor de um espaço próprio. Além das salas multifuncionais, os alunos portadores de necessidades especiais são atendidos em Ilhéus pelo Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), implantado há 11 anos, que realiza um atendimento especializado, dando suporte aos estudantes que possuem algum tipo de deficiência. O Crie de Ilhéus atende hoje a cerca de 350 alunos e conta com uma equipe multidisciplinar formada por 10 profissionais, que realizam serviço especializado de aprendizagem com alunos no período do turno oposto ao escolar, com atendimentos psicológicos e psicopedagógicos, além de outras deficiências, como déficit intelectual, distúrbio de aprendizagem, deficiência auditiva e visual.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus