Relatório aponta que a água de 11 dos 15 pontos litorâneos analisados está dentro dos parâmetros para recreação humana
Divulgado nesta sexta-feira, 20, o mais recente boletim de balneabilidade, mecanismo pelo qual o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) avalia a qualidade da água do mar em todo o Estado, indica que onze praias localizadas em Ilhéus estão próprias ao banho. Ao todo, foram feitas análises de material recolhido em quinze pontos da cidade.
O órgão responsável pelo relatório afirma que as seguintes praias estão próprias ao banho: Olivença (100 metros depois da foz do riacho); Sul (em frente às barracas, acesso ao Km 0, em direção ao Aeroporto de Ilhéus); Avenida (altura da lanchonete Subway); Ponta da Tulha (na altura do km 20 da rodovia Ilhéus-Itacaré); Opaba (próximo à barraca Brilho do Luau); Ceplus (antes da estação de tratamento da Embasa e atrás da Cabana Guarani); Milionários (imediações da Cabana Gabriela); Cururupe (próximo à cabana Marysol); e São Miguel (em frente a rua de acesso à praia).
O instituto faz o diagnóstico das condições de balneabilidade das praias usando amostras recolhidas durante cinco semanas na costa litorânea da Barra de São Miguel, Marciano, Malhado, Avenida, Cristo, Opaba, Milionários, Olivença e Cururupe, também a 100 metros antes e depois da Ceplus. No município, o recolhimento é feito em parceria com a secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semau).
No mesmo estudo, disponível na página oficial do Inema na internet, figuram como impróprias ao banho as seguintes praias: Concha (em frente às barracas de praia e próximo à desembocadura do Rio de Contas); Cristo (próximo à barraca Point Conde Badaró); Malhado (próximo à escultura da sereia); e Marciano (próximo ao Bar Litrão).
Além de disponibilizar o relatório, o instituto orienta aos banhistas que evitem entrar no mar sob chuva ou após período de tempestade. Quem for aproveitar o fim de semana na costa ilheense devem lembrar que, para expor-se ao sol, é necessário o uso de protetor solar, chapéus, água e alimentação leve, além de atenção e cuidados com crianças à beira mar. São desaconselháveis o banho em proximidade de saídas de esgoto, desembocadura de rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
Fonte: Ascom da prefeitura