Ilhéus: Gestão escolar é tema da Jornada Pedagógica da Prefeitura

Diretores, supervisores, coordenadores e professores participaram, dia 18, da abertura da Jornada Pedagógica, promovida pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação. O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal da Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), da secretária de Educação, Marlúcia Rocha, e das diretoras administrativa, Elza Ramos, e pedagógica, Ana Serafim, da pasta.

A Jornada ocorre até a próxima quarta-feira, 20, e será desenvolvida, durante este período, a programação pedagógica para este ano levito de 2013.

Com o tema “Gestão escolar com responsabilização pelos resultados de aprendizagem”, o encontro tem por objetivo fomentar o debate sobre a prática pedagógica e as situações de ensino-aprendizagem vivenciadas em todas as etapas da educação, possibilitando os educadores a refletirem sobre as ações voltadas para a construção de uma educação pública de qualidade.

Para a secretária de educação, Marlúcia Rocha, “debater e organizar os processos de ensino é fundamental para propiciar uma educação de qualidade”. Marlúcia destacou, ainda, a importância e a responsabilidade de aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ilheense.

Além disso, a jornada pretende uma troca de experiências continuada para os profissionais da educação, em complemento às práticas do cotidiano escolar, constituindo-se como um momento de interação e socialização entre os profissionais que atendem os alunos das escolas municipais.

Programação – Palestras e debate entre os educadores fizeram parte da programação desta segunda-feira. O mesmo tema que intitula a jornada foi abordado na palestra da professora Adélia Maria Carvalho de Melo, diretora do Colégio Nossa Senhora da Vitória, que enfatizou a importância da responsabilidade coletiva nos resultados de aprendizagem.

Os educadores tiveram, ainda, a oportunidade de debater sobre o ciclo escolar e a responsabilidade educacional com as palestras: “O processo de ensino e da apredizagem na perspectiva do ciclo”, ministrada pelas educadoras Maria Angélica Silva e Patrícia Prisco, e “O Conselho Municipal de Educação em parceria para a responsabilização pela aprendizagem escolar”, ministrada pelo Presidente do Conselho Municipal de Educação, o professor Reinaldo Soares.

Já na terça-feira, 19, e quarta-feira, 20, os professores e gestores da rede municipal de ensino vão discutir e desenvolver a programação pedagógica para este ano letivo, bem como Novas formas de pensar a educação. Nos próximos dois dias, as atividades vão ocorrer nas próprias unidades educacionais do município.

 

 

Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui