Ilhéus: Final de semana tem sarau e espetáculo Canto das Letras

Os eventos fazem parte do projeto Caravana Canto das Letras que está em Ilhéus desde a segunda-feira, dia 12, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Oficina escrita
Neste final de semana, os ilheenses poderão conferir o resultado dos trabalhos realizados pelos alunos das oficinas de escrita, leitura e contação de histórias, promovidas pela Caravana Canto das Letras, projeto do coletivo Criaturas Alaranjadas Cia de Teatro, do Distrito Federal que, em Ilhéus, tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Na sexta-feira, dia 16, será realizado um sarau, no Espaço Cultural Casa Aberta, a partir das 20 horas, com entrada gratuita. Já no sábado, será apresentado o espetáculo Canto das Letras, no mesmo horário e local.

As oficinas iniciaram na última terça-feira, dia 13: a de Escrita Criativa, com direção do dramaturgo, diretor e jornalista Sérgio Maggio; a de Contação de Histórias, ministrada pela arte-educadora, Rose Costa, e a de Leitura Dramática, dirigida pelo diretor e arte-educador Jonas Abreu, com textos de autores nacionais e locais.

Ilhéus é o primeiro município da Bahia contemplado com o projeto itinerante cênico-literário, idealizado e produzido pelas Criaturas Alaranjadas Cia de Teatro. Jonas de Abreu destaca que o projeto tem o objetivo de levar os leitores ao mundo da imaginação, por meio de histórias em livros. Já no âmbito do teatro, a proposta é fazer com que as pessoas, notadamente os jovens, tenham interesse pelas técnicas das artes cênicas.

Além das oficinas, as atividades da caravana consistem em distribuir gratuitamente livros, praticar leitura dramática e escrita, criar e contar histórias, montar e organizar sarau, elaborar cortejo poético-musical pelas ruas dos municípios e apresentar o espetáculo Canto de letras.

A pedagoga Ana Lúcia Mendonça Forgassi, do Colégio Vitória, considera de suma importância a iniciativa da Secult de trazer a Ilhéus projetos com a oficina de Contação de Histórias. Segundo a educadora, as atividades do projeto a fizeram ratificar a necessidade da leitura e de incentivar a criança a imergir cada vez mais no mundo da imaginação.

Opinião semelhante tem a professora da rede pública de ensino, Ana Cristina dos Santos. “O hábito da leitura deve ser incentivado pelos pais, que podem dedicar em casa, pelo menos alguns minutos lendo histórias para seus filhos. E assim, a criança fica mais evolvida com livros diversos, jornais e revistas, para a busca fácil de interpretação ao que foi lido”, ressalta.

Livro galopante – A Caravana Canto das Letras iniciou a passagem por Ilhéus na segunda-feira, dia 12, com a distribuição de 50 livros, embalados como presentes pelas praças, igrejas, escolas e outros espaços públicos da cidade, na ação Livro Galopante. “É interessante acompanhar a reação das pessoas com um presente tão inusitado”, ressalta Jonas Abreu.

O projeto do coletivo Criaturas Alaranjadas Cia de Teatro foi contemplado pela Bolsa Circulação Literária da Biblioteca Nacional/Funarte 2012 e, após a passagem por Ilhéus, segue para Canavieiras, dinamizando a cidade entre os dias 19 e 24/08. O próximo estado contemplado pelo projeto será o do Ceará, nos municípios de Sobral (16 a 21/09) e Itapipoca (23 a 28/09).

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui