Ilhéus: Educação para o trânsito é tema de palestra do Detran

Ilhéus: Educação para o trânsito é tema de palestra do DetranCerca de 100 profissionais que atuam nas Juntas Administrativas de Recursos de Infrações e nas superintendências de trânsito de 55 municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) participaram nesta quarta-feira (21), em Ilhéus, no sul do estado, do VII Encontro Estadual de Jari, onde o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), Maurício Bacelar, realizou palestra sobre as ações educativas desenvolvidas pelo órgão nos municípios.

O evento, que teve também a participação do especialista em trânsito de Curitiba (PR), Marcelo Araújo, prossegue até esta quinta (22), com temas relacionados a multas e aplicação de penalidade a condutores infratores. Segundo Bacelar, as Jaris são muito importantes para educar os infratores no trânsito.

“A segunda instância de julgamento das infrações são as Jaris. Portanto, seus membros têm a grande responsabilidade de avaliar quem deve ser punido ou não. Um trabalho que também pode ser avaliado como educativo, no momento em que o órgão informa que as posturas incorretas geram consequências, como o pagamento de multas, suspensão do direito de dirigir e até a cassação da habilitação”, enfatizou Bacelar.

O diretor destacou ainda a importante contribuição das Jaris para educar condutores infratores. “As Jaris são a segunda instância de julgamento das infrações. Portanto, seus membros tem a grande responsabilidade de avaliar quem deve ser punido ou não. Um trabalho que também pode ser avaliado como educativo, no momento em que o órgão informa que as posturas incorretas geram consequências, como o pagamento de multas, suspensão do direito de dirigir e até a cassação da habilitação”.

Na ocasião, Bacelar apresentou as ações educativas do órgão durante o ano e a expectativa de conseguir reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2020, meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Acredito que fazem parte do processo de educação, a conscientização, informação, fiscalização e punição. Só assim teremos um trânsito mais seguro e sem imprudência”. Também estiveram presentes no evento o presidente do Conselho Estadual de Trânsito da Bahia (Cetran), Warney Andrade Souza, e o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro.

Secom /BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui