Ilhéus: Campanha Novembro Azul com atendimento médico e conscientização

O trabalho, que vai até o próximo dia 27, visa prevenir e diagnosticar o câncer de próstata e conta com atividades realizadas nas unidades de saúde do município

A Campanha Novembro Azul, iniciativa que tem a proposta de conscientizar homens a partir dos 40 anos sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata, prossegue em Ilhéus nesta quinta-feira, dia 12, no Nelson Costa I e II e, também, na escola municipal e na unidade de saúde de Vila Serrado. Iniciado no último dia 10, no bairro Pontal, o trabalho ocorre no âmbito das unidades médicas do município e se estenderá até o próximo dia 27.

Segundo a programação definida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio de uma parceria com o Sindicato dos Rodoviários, as atividades de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata continuam nesta sexta-feira, dia 13, no Terminal Urbano de Ilhéus. Previsto para acontecer das 8 às 16h, o evento contará com outros serviços, como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, vacinação, testes rápidos de DST/AIDS, hepatites virais e distribuição de preservativos.

A Campanha Novembro Azul prossegue nas seguintes datas e localidades: dia 14, São José, dia 17, PSF da Conquista, dia 18, PSF do Basílio e Casa de Recuperação de São José, dia 20, Central de Abastecimento do Malhado, dia 23, PSF da Barra de Itaípe, dia 24, PSF do Iguape e Ribeiras das Pedras, dia 25, PSF do Ilhéus II, dia 26, Lava Pés e PSF do Alto do Coqueiro e dia 27, PSF I, II, III e IV do Teotônio Vilela e PSF e Cras do bairro Nossa Senhora da Vitória.

Horários – Bárbara Christian, coordenadora do Departamento de Atenção Básica, informa que, nas unidades, o horário de atendimento será das 8 às 13h. “Com exceção deste sábado, dia 14, em São José, quando nossas equipes atuarão das 8 às 18h”, acrescenta.

Segundo a coordenadora do Departamento de Atenção Básica, de forma geral, os homens habituaram-se a evitar o contato com os espaços de saúde, sejam os consultórios, sejam os corredores das unidades públicas, realidade que, muitas vezes, contribui para o agravamento das doenças. “Por isso, a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem privilegia a prevenção como forma melhorar a saúde e a qualidade de vida do público masculino”, completa.

Novembro Azul

O movimento que acabou culminando na Campanha Novembro Azul surgiu na Austrália, país da Oceania, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, lembrado em várias partes do planeta em 17 de novembro.

Câncer de próstata, também denominado de carcinoma da próstata, é uma neoplasia que tem seu desenvolvimento na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. A maioria dos cânceres de próstata é de crescimento lento. No entanto, alguns crescem relativamente rápido. As células cancerosas podem espalhar-se a partir da próstata para outras partes do corpo, particularmente para os ossos. Inicialmente, pode ser assintomática, mas em estágios avançados pode causar dificuldade para urinar, presença de sangue na urina ou dor na pelve, costas ou durante o ato de urinar.  

Os sinais clínicos são muito semelhantes aos da hiperplasia benigna da próstata. Outros sintomas tardios podem incluir disfunção erétil e sensação de cansaço devido aos baixos níveis de células vermelhas no sangue. Geralmente,o câncer de próstata é diagnosticado após um teste de PSA elevado ou durante o exame de toque retal.

 

 

Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui