Os beneficiários do programa Bolsa Família devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), localizada na rua Mário Alfredo/Avenida Itabuna, no período das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min para atualizarem seus cadastros. O processo de recadastramento, interrompido por determinação do governo Federal, foi retomando na terça-feira, 19, após finalização do processo de implantação da nova versão do Sistema de Informações Sociais (Siiso).
Os responsáveis devem comparecer à secretaria portando todos os documentos originais: RG, CPF, Titulo de Eleitor, Carteira de Trabalho, Comprovante de Residência, além da Certidão de Nascimento ou RG e atestado escolar dos menores de 18 anos. Atenção: Os documentos que deverão ser apresentados são, apenas, dos integrantes da família que residem naquele endereço.
As famílias devem atualizar seus dados anualmente para permanecer recebendo o beneficio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). “Muitas famílias mudam de endereço, as crianças mudam de escola ou avançam de série e a própria composição familiar pode mudar, por isso é necessário recadastrar para que essas famílias não tenham seu beneficio cortado”, destaca a técnica do programa, Sirley Mello.
O recadastramento anual é importante para que a SDS e o MDS façam o acompanhamento das famílias inscritas no CAD Único e a inclusão destes nos referidos programas.
Número de Identificação Social
A assistente social Cristiane Almeida explica que o cadastramento da família no CAD Único – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – permite que seja gerado o Número de Identificação Social (NIS). De posse do NIS os beneficiários podem participar de qualquer programa do Governo Federal como Bolsa Família, PRONATEC, Minha Casa, Minha Vida, entre outros, desde que as famílias estejam no perfil dos programas.
Ascom da Prefeitura de Ilhéus